quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Jarra nº 19 – H Aleluia - Aveiro



Jarra de faiança moldada, tendencialmente esférica com bocal saliente, de cor creme, craquelé, com decoração estampilhada a preto e castanhos com apontamentos manuais. O bojo é cintado por um friso largo, a preto, com decoração vegetalista de influência renascentista, numa pintura que lhe confere volume. Este friso é enquadrado, por composições triangulares de flores estilizadas ao gosto art déco, a castanho. Da base e do bocal, salientados a preto, partem linhas concêntricas da mesma cor que se vão diluindo em direcção à decoração do friso. O craquelé que a peça apresenta vai-se tornando mais ténue à medida que se aproxima do bocal. Na base, carimbo preto Aleluia Aveiro e Made in Portugal, e, pintado à mão, também a preto, H. Inscrito na pasta: 19.
Data: c. 1935-45
Dimensões: alt. 18 cm



Esta jarra é bem representativa de uma das tendências decorativas da fábrica à época: uma reinterpretação de modelos renascentistas que deram origem a uma linha específica de decoração, como veremos noutros exemplares.
No Catálogo de loiças decorativas das Fábricas Aleluia-Aveiro, de inícios dos anos 40, na pág. 29, esta peça aparece referenciada com o nº 19 – H.

2 comentários:

Emilia Sá disse...

Poderão informar-me o valor de uma peça semelhante a esta?
Obrigada

AM-JMV disse...

Cara Emília Sá,

Obrigado pela visita ao nosso blogue. Todavia não a podemos ajudar. Somos meros coleccionadores, não comerciantes. Não fazemos avaliações nem damos palpites em termos de valores. Adiantamos apenas que há, de uma maneira geral,uma certa tendência nacional para preços especulativos. Agora que estamos em período de crise, não será boa política, mas há quem insista. Cumprimentos.