terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Jarra art déco Boch Frères Keramis - Bélgica



Jarra de faiança moldada, de forma ovóide, pintura sobre esmalte, com decoração de bandas alternadas verdes e pretas, com flores estilizadas, em tons de amarelo, laranja e vermelho, sobre as últimas. Gola e base a branco. Peça concebida pelo Atelier de Fantaisie da manufactura belga Boch Frères Keramis, em La Louvière. Na base, carimbo preto circular, sobre ramo de loureiro (?) com Boch FES La Louvière enquadrado por Made in Belgium – Fabrication Belge. Pintado à mão D. 787. (decor) e A X. Inscrito na pasta nº 901 (modelo)
Data: 1923
Dimensões: alt. 24,5 cm



O nome e as siglas da manufactura variaram, embora muitas vezes utilizadas em simultâneo: B.F.K.; Boch Frères ou Boch frères; Keramis, com ou sem acento; Bock Keramis; Boch La Louvière ou ainda Boch FES La Louvière
Charles Catteau cria em 1920 o Atelier de Fantaisie, ou, pelo menos, terá remodelado um atelier artístico pré-existente, onde é criada uma vasta gama de objectos art déco durante os anos 20 e 30. Charles Catteau vai gerir toda a produção de objectos decorativos que saíram desta secção artística, a montra de prestígio da manufactura.

2 comentários:

MAFLS disse...

Boa noite, mais uma vez, MUONT.

Já desesperava de ver aqui algum exemplar de uma das mais interessantes fábricas do período Art Déco!

Nessa época a produção da Boch Frères Keramis foi assombrosa, na diversidade dos seus vidrados e decorações – mates, semi-mates ou mates ao estilo Gouda, brilhantes, escorridos, corda-seca, craquelés, pastas de faiança e grés... Um sem-fim de proposta técnicas e artísticas!

Aguardarei outros exemplares, está claro...

Abraços.

AM-JMV disse...

Sem dúvida, MAFLS, é uma das nossas produções preferidas, logo a seguir a Longwy.
Abraços