quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Saleiro “Rã” – Vista Alegre



Saleiro de em forma de rã, porcelana moldada e relevada, amarela de ventre branco e apontamentos a preto nos olhos. Vestígios da Marca nº 31: Carimbo VA (1924-1947)
Data: c. 1930
Dimensões: alt. 5 cm x comp. 6,5 cm

Estamos claramente perante uma cópia do modelo criado em 1916 por Sandoz para a Théodore Haviland- Limoges, porém com ligeiras diferenças no tamanho. Embora a altura seja a mesma do original, o comprimento e a largura são maiores, pelo que o exemplar nacional é muito menos gracioso que o original, agravado pela falta de expressividade dos olhos a branco e preto. 
À época em que a peça foi criada, que se terá prolongado até mais tarde, a lei de propriedade artística não protegia as obras de arte aplicadas à indústria, e isso era uma preocupação para Sandoz que tentava fazer valer os seus direitos de autor. Contudo, segundo o seu advogado, a propriedade artística é protegida «nos principais países civilizados» (sic), por leis sobre os desenhos e modelos.
Tendo a Vista Alegre reproduzido várias das criações de Sandoz, e dado o nosso desconhecimento, a questão que se impõe é se Portugal se incluía nos ditos principais países civilizados …

Sem comentários: