quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Saleiro “Rã” - Sandoz (Théodore Haviland – Limoges)





Duas figuras de saleiro em forma de rã, de porcelana moldada e relevada, amarelas de ventre branco, com apontamentos a preto e azul nos olhos. Na base, carimbo castanho-roxo: Théodore Haviland- Limoges- FRANCE, Copyright e a palavra Déposé. Assinatura Ed. M. Sandoz sc. [sculpsit] a azul. As rãs assentam em folhas de nenúfar de prata “javali” dado terem sido comercializadas em Portugal por uma ourivesaria. Embora se trate de saleiros, no contexto em que adquirimos este par de rãs dá a sensação de ter sido vendido em conjunto como saleiro e pimenteiro.
Data: 1916
Dimensões: alt. 5 cm


O saleiro-rã, corresponde ao nº 50 do catálogo da Manufactura Théodore Haviland- Limoges. Foi editado no dia 25 de Agosto de 1916 num só tamanho, 5 cm de altura, sem rolha, em cores variadas como ilustramos. Também existe uma variante pisa-papéis mais pesada.



Esta peça insere-se no conjunto de esculturas, maioritariamente zoomórficas, criadas por Sandoz para serem apresentadas na Feira de Lyon, desse mesmo ano, destinada a profissionais. Num próximo post trataremos com mais detalhe as criações de Sandoz e a sua repercussão em Portugal.


Sem comentários: