domingo, 8 de janeiro de 2012

Serviço de café modelo Cúbico – Porcelana de Coimbra






Serviço de café composto por cafeteira, leiteira, açucareiro, 6 chávenas e 6 pires. Peças de porcelana moldada, de formas cúbicas, ao gosto art déco, com motivo central abstracto e geométrico, em zig-zag, a encarnado, enquadrado por dois pequenos círculos a ouro, talvez de influência futurista, e flores estilizadas policromas, sobre fundo branco. Filetes a ouro debruam as peças. Na base da cafeteira, Cubico (modelo) e Ref. L.B. 5048 (decor) estampado a preto. Carimbo cinza Coimbra-Portugal enquadrando as figuras heráldicas do brasão da cidade e, inscrito na pasta o nº 3. Estas últimas aparecem nas demais peças, excepto nas chávenas e pires, apenas com carimbo.
Data: c. 1930
Dimensões: Várias

Trata-se quase certamente de um modelo da Europa Central, provavelmente alemão, que as flores estilizadas perfeitamente dos anos 20 da art déco germânica indiciam, como poderemos comprovar em exemplares coevos que possuímos.

Na colecção de familiares existe um serviço de chá com este modelo e outra decoração que aqui também mostramos. Embora falte o bule, peça essencial para a identificação de modelos e decorações, pois é sempre nela que aparecem nomeados, como possuímos outros modelos com esta mesma decoração, que haveremos de mostrar, sabemos que se trata da L. B. 6033. Todavia, para além da leiteira, do açucareiro e de 12 chávenas e pires, tem ainda prato para bolos e compoteira.





O mesmo modelo, mas com decorações distintas, de que não possuímos registo, um, por estar apenas reduzido à existência de uma leiteira, encontra-se nas colecções do Museu Nacional do Azulejo (MNAz), outro, apenas chávena e pires, com pássaro exótico estilizado, que encontrámos à venda na net, há alguns anos, nos EUA (e que não adquirimos), numa decoração que parece ter sido para exportação, dado o carimbo azul «Made in Portugal».




A marca comum a estas peças terá sido a primeira a ser utilizada pela fábrica, usada nas décadas de 1920 a 1940

Aproveitamos para precisar a data de fundação da empresa Porcelana de Coimbra (obrigado MAFLS), que se constituiu como sociedade anónima de responsabilidade limitada em 13 de Maio de 1922, tendo mudado para Sociedade de Porcelanas de Coimbra durante a década de 30.

10 comentários:

MAFLS disse...

Boa tarde, MUONT.

O serviço Cúbico que referi como tendo publicação prevista para Abril, correspondente à decoração L.A. 5015, é a variante em azul do exemplar do MNAZ que reproduz.

Um exemplar semelhante à chávena com ave exótica foi apresentado na Portuguese Ceramics in the Art Deco Period, sob o número 46. Está agendado para Junho um artigo no MAFLS sobre a peça.

Entretanto, permito-me adiantar dois dados que constam dos artigos programados e não coincidem com as vossas afirmações.

O modelo Cúbico parece ter tido origem em Inglaterra, no final da década de 1910, sendo produzido em larga escala, por diversas fábricas inglesas, já na década de 1920.

A designação SP surgiu ainda na década de 1920.

Mais não adianto, caso contrário esvazio de interesse o artigo que, a propósito de um mealheiro SP com a inscrição "De [sic] grão a grão enche a galinha o papo", está programado para Fevereiro, e o artigo sobre o conjunto Cúbico... : )

Saudações!

AM-JMV disse...

Caro MAFLS, temos de ser mais céleres nos nossos posts, face a um leitor tão atento. LOL. Pena que não haja mais tão interventivos. É que estávamos a elaborar um post, que vamos de imediato publicar, sobre as questões que muito oportunamente levanta. Por não ser tão claro, quanto a nós, essa influência, é que tínhamos pensado num texto de fundo sobre o assunto, devido à importância do modelo. A dúvida era se o colocaríamos conjuntamente com as peças portuguesas ou em separado. Dada a extensão do mesmo, e, sobretudo, a quantidade de ilustrações que resultaria de todo esse texto, optámos por fazer dois posts totalmente distintos.
Quanto à Porcelana de Coimbra ter passado a ser SP ainda nos anos 20, lamentamos que o seu post não nos tenha elucidado nesse sentido. Em que ano é que efectivamente passou? Agradecemos, antecipadamente, o esclarecimento.
MAFLS, isto até parece mal, mas vamos brevemente publicar um objecto zoomórfico nosso da SP Coimbra e como complemento gráfico do mesmo vamos ilustrá-lo com a galinha de que fala. LOL. É o que dá a produção portuguesa ser tão pouca.
Cumprimentos

Maria Andrade disse...

Belíssimos estes serviços Arte Deco das Porcelanas de Coimbra! Parabéns!
Adoro ver exemplares desta qualidade inspirados no bule "The Cube" efetivamente patenteado em 1917, mas só produzido em Inglaterra a partir de 1920.
Foram muitíssimo populares, primeiro só os bules, e eu própria tenho um exemplar fabricado pela Clews que, a par de outros fabricantes, os produziu em larga escala para transatlânticos da "Cunard Lines” como o Queen Mary.
Cumprimentos

AM-JMV disse...

Olá Maria,
tem que postar o seu exemplar. Mas nem de propósito: já viu, certamente, o post seguinte. :)
É que nós temos uma opinião contrária, como aí explanamos.
Beijinhos

MAFLS disse...

Boa noite, MUONT.

Bem, vou deixar de entregar mais pontos aos "adversários"... : ) (lots of laughs)

Quando é que a PC passou a denominar-se SP?

Então agora iria responder a uma questão dessas? Até pareceria mal... : ) (Laughing Out Loud)

Aguarde–se pelo meu artigo de Fevereiro, com ou sem galinha.

Bom, vá lá, sempre adiantarei que foi a 31 de Agosto... : )

Saudações!

AM-JMV disse...

Ok. A questão que se mantém é: de que ano? Mas vamos ficar, então, a aguardar pelo mês de Fevereiro. Estamos em pulgas. LOL.
Cumprimentos.

Sandra Pena disse...

Espetacular!!!

Ainda não disse mas parabéns pelas fotografias. Belo trabalho de apresentação, nunca se sabe quando poderei precisar...:-)

AM-JMV disse...

Obrigado Sandra.
A ideia é divulgar e partilhar, sim. Caso use as fotografias, e sinta-se à vontade para o fazer,só agradecemos que cite a fonte.
:)

Anónimo disse...

Pois eu tenho o serviço de café completo . Amarelo e preto .E um espetáculo. Era da minha mãe, prenda de casamento. Igual ao bule com triângulos e algum vermelho .

Anónimo disse...

Pois eu tenho o serviço de café completo . Amarelo e preto .E um espetáculo. Era da minha mãe, prenda de casamento. Igual ao bule com triângulos e algum vermelho .