quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Figura de Corça Saltando – Sacavém




Peça de faiança moldada e relevada, esmaltada a cor marfim amarelado e craquelé, representando, em estilo art déco, uma corça saltando sobre vegetação estilizada, assente sobre soco. Carimbo cinzento Gilman & Cta – Sacavém, Made in Portugal. Inscrito na pasta nº 298, que corresponderá ao modelo.
Data: c. 1935
Dimensões: comp. c. 39.5 cm x alt. c. 32,5 cm x larg. 14 cm

Este exemplar apresenta um defeito de fabrico na base, que estalou durante a cozedura. Contudo, recebeu acabamento final e carimbo. O seu possível autor, Cerboni, foi identificado em peça igual em desenho e dimensão, sem marca, apenas com este apelido italiano inciso na pasta, na lateral do soco. Trata-se de um modelo de terracota pintada a ouro, que vimos à venda em feira de velharias de rua (se a memória não nos falha, foi em Setúbal e também em Algés. Infelizmente, em ambas ocasiões não levávamos câmara fotográfica). Seria de outra fábrica que não Sacavém e, possivelmente, até de outra nacionalidade.
A produção desta peça manteve-se durante décadas, aparecendo ainda referenciada na tabela da Fábrica de Loiça de Sacavém de Maio de 1960.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, existe na produção artística da FLS uma série de animais, para a mesma altura da produção da peça que nos apresenta, mas da autoria de (Donald) Gilbert, ainda familiar da família que estava à frente da Fábrica. Esta peça poderá ser também desse autor.

AM-JMV disse...

Boa noite "Anónimo",
Obrigado pelo seu comentário. Sem dúvida, a FLS tem muitas esculturas animalistas de Gilbert, mas, quando são de sua autoria, aparecem, em princípio, devidamente identificadas. Aliás, teremos ocasião de mostrar algumas delas. Todavia, Sacavém reproduziu toda uma série de animais de autores estrangeiros que não contêm assinatura, mas cuja autotria é conhecida. Também teremos oportunidade de mostrar alguns. Quanto a esta corça, apenas identificámos a possibilidade da autoria dada a história que contámos. Não afirmámos que seja desse tal Cerboni.
Esperamos contar com a sua colaboração em futuros comentários.
Cumprimentos