terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Jarra «toupie» - Longwy



Peça de faiança moldada, esmaltada e craquelé, de cor branca com decoração geométrica e floral estilizada e policroma. Em forma de pião, daí a denominação francesa «toupie», com bojo, na zona mais larga, formado por um friso redondo e liso, sendo oitavado no colo e na parte inferior. Os ângulos da parte superior são acentuados pela presença de linhas verticais pretas, que nascem do filete da mesma cor que enquadra o friso e se une ao bocal saliente também preto. Tanto o friso como as 8 faces superiores são decoradas por flores, cortadas pelos ângulos da forma, estilizadas ao gosto art déco, a preto com estames a verde e folhas castanhas claras, e por estreitas faixas verdes oblíquas. Linhas e flores são feitas segundo a técnica da corda seca ou “relevo contornado”. Na base, carimbo com escudo e coroa sobrepujando LONGWY – France e 16 (?). Número de decor: D5052 e 4/2. Inscrito na pasta, n° de forma 3062.
Data: c. 1925-30
Dimensões: alt. 25 cm x diâm. máx. 21 cm



Embora este exemplar não esteja assinado, sabemos que foi decorado por M. P. Chevallier.
Apesar do modelo ser conhecida por «pião», e será esta a sua forma, quanto a nós torna-se difícil não a aproximar, igualmente, dos pratos cobertos para tagine, tão em uso no Magrebe, que à época era governado pela França.
Trata-se de uma peça de tamanho médio, que conhecemos em três dimensões distintas. Dado ser uma das nossas formas preferidas da Fábrica de Faiança de Longwy, esta é a primeira dos vários exemplares que com diferentes decorações iremos ilustrando em posts futuros.

Sem comentários: