domingo, 22 de janeiro de 2012

Bisonte – Fábrica de Loiça de Sacavém




Peça de faiança moldada estilizada ao gosto art déco em forma de bisonte sobre soco, com vegetação entre as patas que sustenta o corpo do animal. A peça apresenta vidrado branco, craquelé, com lustre. Na base, carimbo castanho Gilman & Ctª – Sacavém - Portugal; e carimbo Made in Portugal inscrito numa oval.
Data: c. 1930
Dimensões: alt. c. 21,5 cm x comp. c. 28 cm x larg. c. 9 cm


Trata-se de um modelo concebido pelo escultor inglês John R. Skeaping (1901-1980) que, em 1926,foi para o jardim zoológico de Londres, onde desenhou diversos animais que propôs à fábrica de Wedgwood. Esta escolheu 14 protótipos e comercializou 10 a partir de 1927, entre os quais este modelo de bisonte. Todavia, a versão dos anos 30 comercializada pela Fábrica de Loiça de Sacavém apresenta uma diferença no tratamento da vegetação que dá resistência à escultura. Enquanto no modelo original são ramagens, na versão portuguesa são herbáceas que se aproximam de outras peças produzidas por Sacavém da autoria de Donald Gilbert. Quatro das esculturas animalistas desenhadas por Skeaping apresentam sempre o mesmo tipo de ramagens, como se pode ver na imagem do bisonte representada no catálogo da Wedgwood que apresentamos .


2 comentários:

MAFLS disse...

Boa noite, MUONT.

A tabela de Novembro de 1945 apenas refere duas peças que poderão corresponder a este exemplar.

Uma surge sob o número 210, ao preço de 105$50, com o título "Figura boi". Outra sob o número 239, ao preço de 123$00 para o par, com o título "Ampara Livros Touros".

Como a classificação zoomórfica nem sempre é exacta nestas tabelas da FLS, é possível que estejamos perante o exemplar 210.

De qualquer modo, será sempre posterior a 1934, pois o número 147 corresponde a um "Cinzeiro Exposição Colonial".

Saudações!

AM-JMV disse...

MAFLS, agradecemos os esclarecimentos, e concordamos que deverá ser o número 210, dado a peça ter sido concebida como figura isolada no original, e não ser estruturalmente um ampara livros. A data é seguramente de meados dos anos 30, quando efectivamente se popularizou o gosto art déco entre nós, sem dúvida.
Abraços