quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Jarra solitário Sacavém



Peça de cerâmica moldada da Fábrica de Loiça de Sacavém, piriforme, de influência oriental, provavelmente por via inglesa, num vidrado irisado, que aposta no efeito “mancha de óleo” obtido pelo acaso da expansão dos esmaltes violáceos aplicados sobre o esmalte branco base. Na base, carimbo violáceo Gilman & Cta – Sacavém.
Data c. 1910-1920
Dimensões: alt c. 16 cm

E já agora, um desabafo! Nos dois catálogos das exposições Porta aberta às memórias, organizadas no Museu de Cerâmica de Sacavém, uma em 2008 e outra em 2009, no final de cada volume, aparecem as principais marcas de produção e variantes. Contudo, se umas aparecem datadas, outras não. É o caso da marca da peça que hoje se apresenta, que aí figura, sem nenhuma indicação útil. Estranhamos que a mesma informação apareça repetida em ambos os catálogos sem que nada tenha sido acrescentado na exposição de 2009. Lamentamos que não fosse desenvolvido um esforço de sistematização das marcas e respectivas datações que tão importante seria para coleccionadores e estudiosos da produção cerâmica da fábrica. A par da conservação dos objectos em depósito, o trabalho de inventariação e sistematização, em sentido lato, é a primeira obrigação de qualquer equipa que trabalhe num museu. É a base fundamental sem a qual é impossível desenvolver um trabalho científico criterioso. Só a partir daí se pode exercer uma actividade honesta e frutuosa de investigação e sequente divulgação pública em exposições e catálogos. Tudo o resto é uma inútil perda de dinheiro sem qualquer valia efectiva para o conhecimento do património nacional existente.   

2 comentários:

Anónimo disse...

Esta decoração é igual a uma jarra de 3 dedos que tenho. Não sei se lhe podemos chamar desta forma!!! Encontramos várias destas jarras, mas com 5 dedos de outras fábricas. A minha é Sacavém. Tenho também uma outra com 5 dedos também de Sacavém. Uma pergunta: vocês têm conhecimento da existência de outras jarras com este formato, já que ela aparece naquele catálogo com vários modelos e numeração? Hector

AM-JMV disse...

Caro Hector,
Não conhecemos o modelo que refere. O de cinco dedos conhecemos, embora não tenhamos nenhum exemplar e não lhe sabemos dizer grande coisa sobre ele. Pode ser que um dia nos cruzemos com qualquer um desses modelos, e se o adquirirmos, então, lhe dediquemos mais atenção.
Cumprimentos