terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Centro mesa com banhista – Pirkenhammer, Checoslováquia







Centro de mesa, para flores, composto por taça circular de porcelana moldada e relevada, branca com cintura de flores relevadas a ouro, circundada por orifícios para flores, em cujo centro se coloca uma figura feminina, amovível, sobre plinto também com orifícios para flores. A figura, atribuída a J. Meier, igualmente de porcelana moldada, branca com pequenos apontamentos a ouro, calça sapatilhas de bailarina, e está vestida com fato de banho com cinto dourado, segurando um manto que lhe cobre parcialmente o corpo. Na base de ambas, carimbo da fábrica Pirkenhammer, e Kunst-Abteilung (atelier de arte) que na taça aparece acrescido de Czechoslovakia.
Data: c. 1925
Dimensões: escultura: alt. 28,7 cm - taça: larg 27,5 cm x alt. 5,5 cm

A fábrica Pirkenhammer, em Brezová, na antiga Checoslováquia, foi das primeiras a adoptar no país a gramática art déco na sua produção no início dos anos 20, pelo que quando se dá a Exposição de 1925, em Paris, ela reunia condições para mostrar as suas criações de alta qualidade que expôs no pavilhão nacional. Entre estas destacavam-se as esculturas de pequena dimensão, muitas delas da autoria do escultor J. Meier.


Na peça parece-nos evidente a relação com o cinema ou com o mundo do espectáculo: uma elegante emerge de um mar de flores dando-se a contemplar e, ao mesmo tempo, fingindo esconder-se por detrás de um manto que lhe realça ainda mais o charme. Será um retrato de bailarina ou actriz, como era usual acontecer em produções deste género à época? Tanto mais que, quando a adquirimos num antiquário em Praga, informaram-nos que a peça tinha pertencido a uma modista da Ópera Nacional, a quem tinha sido oferecida. Ao tempo, a senhora, já muito velhinha, ainda vivia. Já lá vão 13 anos.

2 comentários:

MAFLS disse...

Fascinante, o arranjo floral combinado com a escultura, o dourado, e a brancura da porcelana!

MAFLS

AM-JMV disse...

É! a família gosta. Ultimamente tem saído pouco para jantar e até há quem pergunte pela "Nossa Senhora de Fátima". LOL.