segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Seviço para refrescos “Holandês” - Sacavém











Conjunto de peças moldadas, formato “holandês”, composto por jarro antropomórfico, com tampa (parte do chapéu). O “holandês”, com cachimbo na mão, é acompanhado pela sua “prole”, os cinco copos. Todos com calças e chapéus cor de laranja, coletes azuis e mangas brancas, sapatos pretos da cor do cabelo. Carnações ao tom da pele. Na base carimbo verde Gilman & Cia. Sacavém e Made in Portugal. Um dos copos, o carimbo Made in Portugal, dentro de oval, é azul.
Data: c. 1930
Dimensões: jarro: alt. 25 cm (c/tampa); copo: alt: 10,4 cm
 
 Existe também um jarro de forma feminina – a “holandesa”. Como já MAFLS salientou, "esta peça evoca os famosos jarros ingleses antropomórficos, tradicionalmente conhecidos como Toby Jugs, que se popularizaram a partir do século XVIII."


Encontramos paralelismo na produção alemã coeva, de que apresentamos fotografia do jarro (retirado da net) embora não saibamos a marca.
Aliás, os costumes holandeses, pelo menos desde inícios do século XX, aparecem-nos com alguma frequência na produção cerâmica alemã, caso da azulejaria, de que haveremos de mostrar um exemplo de toda uma série a este tema dedicada.

2 comentários:

Sandra Pena disse...

Gostei muito de ver estas peças, obrigada por mais esta descoberta, Sacavém é um nunca acabar de surpresas.
Boas entradas e muitas felicidades para o novo ano de 2012!

AM-JMV disse...

Muito obrigado Sandra pelo seu simpático post. Esperamos que as surpresas não se fiquem por aqui.
Cumprimentos e um Bom Ano de 2012 também para si.