quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Serviço de chá modelo Porto - Porcelana de Coimbra





Serviço de chá composto por bule, leiteira, manteigueira, 2 pratos para bolos, 6 chávenas e 6 pires (falta o açucareiro). Modelo Porto, ao gosto art déco com decoração estampada e policroma, onde se constata as influências do abstraccionismo geométrico, sobre fundo branco. Asas, pegas e bicos a prata. Na base do bule, Porto (modelo) e ref. L.B. 5056 (decor) a preto, pintados à mão. Carimbo verde Coimbra-Portugal enquadrando as figuras heráldicas do brasão da cidade. Gravado na pasta: 2.
Data: c. 1935
Dimensões: Várias



Trata-se de cópia do modelo “Rio” criado, em 1930, pela fábrica alemã Carstens Uffrecht, Neuhaldensleben, Sachsen-Anhalt.
Mas se o modelo original alemão é em grés e, regra geral, com decoração de espessos esmaltes escorridos ou aerografada, a versão nacional, de porcelana branca, recebeu decorações mais próximas do abstraccionismo geométrico, com raízes no construtivismo e no suprematismo russos, de Malevitch a Kandinsky.

4 comentários:

http://mfls.blogs.sapo.pt/ disse...

O que eu tenho perdido apenas numa semana de ausência, MUONT...

Da SP, o conjunto modernista mais atraente que conheço corresponde ao formato denominado Cubista, com decoração a preto e azul sobre fundo branco.

Poderá ser que surja em Abril no MAFLS...

Saudações!

AM-JMV disse...

Ficamos curiosos, MAFLS, tanto mais que muito em breve iremos mostrar um serviço de café e outro de chá do modelo «Cúbico». Esperamos que não sejam iguais, porque o que gostaríamos era conhecer a totalidade da produção, modelos e decorações, das diferentes fábricas. Assim se iria constituindo um inventário da produção cerâmica nacional, da qual tão pouco se conhece e se divulga.
Cumprimentos

MAFLS disse...

Cúbico e não Cubista, claro. A decoração que refiro corresponde ao código L.A. 5015.

Poderia antecipar a publicação mas, uma vez que os vossos exemplares estão para sair e ainda falta ilustrar a produção de tantas fábricas no MAFLS, não creio que tal seja justificável...

Saudações!

AM-JMV disse...

Não há repetição então. Ainda bem.
Até breve