sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Elefante - Mascote Comemorativa da Primeira Exposição Colonial Portuguesa – Vista Alegre




Escultura de porcelana moldada, vidrada a branco, de elefante com tromba levantada, sobre base paralelepipédica, estilizado ao gosto art déco. Nas quatro faces desta, a azul, inscrição: Mascote Comemorativa / Primeira / Exposição Colonial / Portuguesa.
Na base, marca nº 31: carimbo VA (1924-1947), a preto, sobre carimbo azul: Casa Marinha Grande – 9 Rua Sampaio Bruno – Porto.
Data: 1934
Dimensões: alt. 14 cm

Provavelmente, esta peça, mandada fazer expressamente para a Casa Marinha Grande, no Porto, seria uma gentileza oferecida aos clientes do estabelecimento durante o período em que terá decorrido a Exposição.

Trata-se, de facto, da mascote da 1ª Exposição Colonial, realizada no Porto, em 1934. Este elemento escultórico, da autoria de Armando Correia, de grandes dimensões, encimava, no lado nascente, um corpo cúbico da falsa fachada art déco aposta na frente do antigo Palácio de Cristal. «O elefante símbolo da estabilidade, e que habita as regiões da África e da Ásia, parece pois adequado como símbolo dos territórios portugueses nesses continentes.» (Ver: http://doportoenaoso.blogspot.com/2010/10/os-planos-para-o-porto-dos-almadas-aos.html)




2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde
Encontrei por acaso o seu blog.
O elefante em questão, foi realmente a mascote da I exposição colonial em 1934.
A sua autoria cabe ao escultor Armando Dias Correia, meu avô.
e sim, foram feitas várias miniaturas para oferecer.
É da autoria do meu avô igualmente o S.Pedro, o pescador e a varina da Povoa de Varzim.

Cump.

Armando Dias Correia

AM-JMV disse...

Caro Armando Dias Correia,

Muito obrigado por ter partilhado connosco mais informação sobre o seu avô.
Cumprimentos