sábado, 10 de dezembro de 2011

Jarra flores relevadas art déco Paul Milet - Sèvres




Jarra de faiança moldada e relevada, vidrada a azul-turquesa, lembrando o azul egípcio, muito brilhante, de corpo ovóide e gargalo largo, composto por oito panos abaulados, quatro lisos e quatro com decoração relevada de flores estilizadas, de dois tipos, intercaladas, dentro da gramática art déco. Gargalo alto, nervurado no alinhamento dos panos lisos do bojo. Na base, carimbo MP Sèvres dentro de um círculo pontilhado
Data: c. 1925
Dimensões: alt 32 cm

A Manufacture MILET (1866-1971), empresa familiar que, durante três gerações, foi a mais importante manufactura privada de cerâmicas da cidade de Sèvres, criada por Félix-Optat Milet (1838-1911), antigo modelador e decorador da Manufactura Nacional de Sèvres. O filho único de Optat, Jean-Paul, conhecido por Paul Milet (1870-1950) formou-se no laboratório de Sèvres, onde se tornou um bom químico. Tomando a seu cargo, progressivamente, a manufactura familiar, participou em vários Salons des Artistes Français, tendo obtido a medalha de ouro para as suas faianças na Exposição Universal de Paris em 1900.
Após a I Guerra Mundial abandona a produção de porcelana, e rapidamente, se vira para a criação de formas no gosto art déco em objectos de faiança, em estreita colaboração com o filho Henri, engenheiro cerâmico, que será nomeado director da fábrica em 1931. As peças antes de 1930 recebem o carimbo MP – Sèvres, passando a PM-Sévres depois dessa data.
As suas jarras, taças, etc, são produzidas em pequenas séries com cores uniformes ou misturadas que são, principalmente o azul-turquesa, de que o exemplar que apresentamos é ilustrativo, o vermelho e o verde. Muitas vezes recebem criativas montagens de bronze.
A fábrica encerra após a reforma de Henri Milet, em 1971

Sem comentários: