quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Jarra com borboleta - Longwy

Hoje, antes de apresentar a peça que preparámos, queremos dar os parabéns ao nosso bloguer MAFLS pelo número incrível de visitantes, entre os quais, desde cedo, nos contamos.
Mais, queremos igualmente agradecer-lhe o ter-nos incluído na sua selecção de blogues que partilham o mesmo interesse pela cerâmica.



Peça de faiança moldada, esmaltada, de fundo craquelé marfim, de forma oval, com gargalo estreito e bojo achatado. A face principal é decorada com composição floral e borboleta, estilizadas ao gosto art déco. Na face contrária uma única flor estilizada. Ambas segundo a técnica da corda seca ou “relevo contornado”. Base e bocal salientes a azul forte. Na base, pintado à mão, D. 5072 (do decor), e carimbo: escudo e coroa Longwy – France. Inscrito na pasta: 3068 (nº de forma).
Data: c. 1920-30
Dimensões: alt. 22cm x larg 12cm

Voltando aos craquelés e à produção de Longwy, apresentamos um exemplo bem revelador da qualidade técnica atingida por esta fábrica francesa. Sobre o espesso esmalte craquelé, aplicado a pincel, que domina a quase totalidade da forma, destaca-se a delicada composição floral com borboleta. As cores, separadas pela técnica da corda seca, são muito vivas e contrastantes. A profundidade e o brilho acetinado, ao olhar e ao tacto, do craquelé ligeiramente acastanhado, faz contraste e valoriza a decoração, quase relevada e brilhante, das partes coloridas. O azul do bocal e do pé, repetido na borboleta, salienta as extremidades da peça. O destaque destas, ou pelo menos da base, em jarras, garrafas, copos, entre outro tipo de objectos, com uma cor contrastante é muito característico na decoração deste estilo, mesmo noutros materiais como o vidro. Haveremos de voltar ao assunto noutras peças desta fábrica e de outras que utilizam a mesma técnica.

2 comentários:

MAFLS disse...

Grato pelo destaque e pelas felicitações, MUONT.

Interessante a jarra da FLS, cuja decoração se aproxima de uma que anteriormente reproduzi, e fantástica a base da VA.
Esta última, do melhor que conheço no estilo Art Déco, mesmo a nível internacional!
Agradeço–vos a divulgação de todas as belíssimas peças que têm aparecido no vosso espaço.

Saudações.

MAFLS

AM-JMV disse...

MAFLS, nós é que agradecemos, não só pelas informações que disponibiliza, como também pelo incentivo que nos levou, a par da CMP, a criar o nosso próprio blogue.
Cumprimentos