sábado, 3 de dezembro de 2011

Jarra “Chinês” da Olaria Algave (LA)?




Jarra antropomórfica, de faiança moldada, craquelé, de cor marfim, representando um oriental de joelhos com cesto às costas, produzida pela fábrica Olaria Do Algarve(AL) (?). Na base, carimbo circular preto com as letras AL sobrepostas, ao centro, enquadradas por Algarve (?) e Portugal.
Data: c. 1940-50 (?)
Dimensões: alt. c. 35 cm

A única observação objectiva que poderemos fazer sobre esta peça, é que a qualidade plástica da escultura e da técnica do craquelé são notáveis. Quanto ao resto nada sabemos. Desconhecemos a sua datação em absoluto e apenas pelas suas características formais, da estilização da figura ao gosto art déco, e a utilização da técnica do craquelé, a poderíamos datar de c. 1930. Contudo, já aqui falámos do exemplar tardio da Cerâmica S. Bernardo, de Alcobaça, em que uma peça francesa criada em 1926 foi editada em território nacional quase 60 anos depois. Neste caso, poderá ser, igualmente, um modelo importado, mas tudo continua em aberto. Em tempos, informaram-nos de que formaria par com uma mulher. Esperemos que algum seguidor deste blogue nos traga mais pistas.

Inicialmente pensávamos que fosse da Olaria de Alcobaça (OAL) fundada em 1927, por Silvino Ferreira da Bernarda, António Vieira Natividade e Joaquim Vieira Natividade. Sabe-se que, em 1948, substituiu o barro tradicional por pó de pedra (pasta branca), em que a pintura assenta sobre a chacota cozida, posteriormente vidrada. Ora será esta a técnica que encontramos na peça de hoje. Em 1984 dá-se o encerramento da fábrica. Todavia, segundo informação posterior à publicação deste post, será de uma fábrica algarvia da qual tudo desconhecemos.

 A produção de peças de faiança craquelé não parece ter tido expressão em Portugal. Técnica, utilizada na China desde o século XII, foi aperfeiçoada em França, a partir da segunda metade do século XIX, adquirindo grande importância no período art déco.
Trata-se de uma técnica, que implica a aplicação do vidrado em estado líquido, com pincel ou por pulverização. São exemplos desta última, a peça AL e a de Lemanceau anteriormente mostrada. Da primeira será exemplo a jarra Longwy também já comentada.
Os vidrados craquelé podem ser considerados como um defeito de fabrico, devido a uma má combinação entre a pasta e o vidrado.
A técnica joga com a diferença entre os coeficientes de dilatação ou de contracção dos materiais, de modo a obter o efeito estético pretendido. Assim, jogando com as proporções de óxidos alcalinos - matérias com elevado coeficiente de dilatação – obtém-se mais ou menos rachaduras. A temperatura de cozedura é também fundamental para influenciar a finura destas.
Existem diferentes processos para acentuar o craquelé, dando-lhes cor, que pode variar consoante o pigmento utilizado, do negro da tinta-da-china, ao vermelho e aos castanhos obtidos pela terra-de-Siena. Para tal, basta esfregar com tinta ou mergulhar o objecto em água colorida, ou, simplesmente, segundo a técnica mais tradicional, enterrá-lo em terra. Em seguida a peça é passada por água limpa. Estas operações devem ser realizadas no dia seguinte à saída do forno.

5 comentários:

CMP* disse...

Caros AM-JMV,
correndo alguns riscos, não creio que esta peça, nem esta: http://modernaumaoutranemtanto.blogspot.pt/2012/06/caixa-zoomorfica-oal-olarias-de.html
sejam da Olaria de Alcobaça, as palavras dentro do círculo são "Algarve" e "Portugal" (por favor vejam a foto que vos enviei). Gostaria muito de saber a que fábrica corresponde este logótipo, já que não é consistente com os que conheço da OAL, no entanto posso estar errada...
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Finalmente alguém repara nestas peças. É a mesma marca cuja fotografia nos enviou, sem dúvida. Sempre levantámos muitas questões sobre elas e nunca ninguém nos soube responder convenientemente. até que nos disseram que seria OAL. Mas a dúvida ficou. Ficamos agora a saber que não em definitivo. Então que marca algarvia será? Nem imagina o quanto ficamos gratos.
Cumprimentos

CMP* disse...

Olá AM & JMV,
mais um mistério para desvendar, seria bom se outros leitores pudessem contribuir com algumas pistas.
Veremos...
Saudações,
CMP*

PS - o facto de não fazer comentários não quer dizer que não repare nas peças, antes pelo contrário, reparo sempre atentamente ;)

AM-JMV disse...

Boa noite CMP,
Não nos referíamos a si propriamente, que é a mais atenta dos nossos seguidores. Pelo menos tanto quanto nos é dado ver, pois comentários e mais informações temos pouco, lamentavelmente. Esperemos que alguém agora, face a esta questão, surja com novidades. Vamos acrescentar uma interrogação frente a cada título e acrescentar Algarve.
Até breve e cumprimentos

AM-JMV disse...

Boa noite CMP,
Não nos referíamos a si propriamente, que é a mais atenta dos nossos seguidores. Pelo menos tanto quanto nos é dado ver, pois comentários e mais informações temos pouco, lamentavelmente. Esperemos que alguém agora, face a esta questão, surja com novidades. Vamos acrescentar uma interrogação frente a cada título e acrescentar Algarve.
Até breve e cumprimentos