sábado, 3 de dezembro de 2011

Escultura “Doninha” - Coimbra SP




Escultura miniatural de porcelana moldada e relevada em forma de doninha estilizada ao gosto art déco. Decoração a cinza, aerografada, com complementos a negro, pintados à mão. Na base carimbo: S.P., com inscrição à mão: E. 9
Data: c. 1940
Dimensões: comp. 8 cm x alt. 3 cm x larg. 2 cm

Podemos encontrar paralelismo no exemplar de arminho, de maiores dimensões (22 cm), produzido pela Faïencerie d’Art de Sainte-Radegonde-enTouraine, como se pode ver na pág. 6 do seu catálogo, de c. 1930.



A Sociedade de Porcelanas de Coimbra (Coimbra S. P.), terá sido fundada poucos anos antes de 1924, data do seu alvará de criação, e, numa primeira fase, usou uma marca circular com apenas Coimbra - Portugal envolvendo as figuras do brasão da cidade de Coimbra. Quando, em 1936, foi adquirida, em partes iguais pela Fábrica de Porcelana da Vista Alegre e pela Empresa Electro-Cerâmica, já utilizava a marca Coimbra S. P que manteve na sua produção depois dessa data. Encerrou em 2005.
 (ver: http://artelivrosevelharias.blogspot.com/2011/11/servico-de-cha-arte-deco-art-deco.html)

4 comentários:

Maria Andrade disse...

Caros AM-JMV,
Tenho visitado o vosso blogue com alguma frequência, apreciado as peças e os textos, cheios de informação relevante e rigorosa.
Acho o vosso blogue realmente muito bom!
Por isso lamento que tendo o meu blogue sido a fonte da vossa informação sobre a Sociedade de Porcelanas, ela não esteja muito correta.
Como já vos referi em resposta ao comentário que fizeram no meu blogue, tenho andado a procurar pesquisar a história desta unidade coimbrã, mas só há pouco encontrei informação mais precisa que me levou a alterar o texto sobre a Sociedade de Porcelanas de Coimbra.
Vou continuar a investigação, já tenho títulos de referência para consultar, mas para já penso que a informação de que disponho e que publiquei recentemente está correta e por isso os convido a transcreverem esse texto reformulado.
Tenham uma boa semana e continuação de ótimas postagens.

AM-JMV disse...

Cara Maria Andrade,
Em primeiro lugar só temos de agradecer a sua simpatia e disponibilidade que muito nos sensibiliza. Só não comete erros quem nada faz. Vamos fazer a correcção neste texto porque remetemos para o seu post. Assim, só para esclarecimento futuro de quem ler estes textos, passamos a datação da década de 30 para 1916. Contudo, na próxima peça SP Coimbra que apresentarmos faremos um novo texto, ainda não sabemos bem como, visto termos recebido um e-mail de um investigador que nos afiança que a SP de Coimbra foi fundada em 1922.Mais uma vez gratos pela colaboração.
Cumprimentos

Maria Andrade disse...

Caros AM-JMV,
Finalmente consegui encontrar em Coimbra uma obra que procurava há tempos, de um invetigador da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, José Maria Amado Mendes, que tem publicado estudos sobre arqueologia industrial, cerâmica incluída, sobretudo da região centro.
Nesta obra intitulada "A área económica de Coimbra estrutura e desenvolvimento industrial, 1867-1927" ele refere ter visto o alvará da criação da Sociedade de Porcelanas, datado de 1924, mas a fábrica já estaria a laborar anteriormente, por isso a data que vos apontaram de 1922 tem todo o fundamento.
Já corrigi esse dado no meu blogue.
Abraços

AM-JMV disse...

Cara Maria,
Mais uma vez, muito obrigado pela partilha de informação. Vamos novamente alterar a nossa datação para que bata certa com os factos que apresenta. Continuamos à espera da confirmação, oficialmente, da data de 1922, dado que o investigador que avançou com ela ficou de,ainda este mês, a publicar. Então sim, voltaremos a apresentar mais peças da dita fábrica com os dados novos.
Bjs