sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Pelicano da Lusitânia - Coimbra





Escultura animalista, de cerâmica moldada e relevada, policroma, pintada a aerógrafo e à mão, representando um pelicano. Trata-se de um exemplar decalcado de modelo desenhado por Paul Walther (1876 – 1933) para a fábrica de porcelana de Meissen (Alemanha), (registo do desenho Maio 1906, modelo número W 142), que o reproduziu durante anos. Ao refinamento do original, mais naturalista, pintado em tons pastel, a Lusitânia deu origem a um objecto mais “moderno”, quer pela textura do material, quer na liberdade quase expressionista das cores fortes com que a peça foi pintada, dotando-o de um espírito mais próximo da art déco que do Jugendstil (Arte Nova) do modelo original. Na base, pouco visível, carimbo Lusitânia – Coimbra, e inscrito na pasta 113.
Data: c. 1930 - 40
Dimensões: alt. 15,5 cm



Ler: Porzellan: Kunst und Design 1889 bis 1939: Vom Jugenstil Zum Funktionalismus. Zweiter Band. Berlim: Bröhan-Museum, 1996, pág. 70





2 comentários:

MAFLS disse...

Uma peça similar a esta foi exibida na exposição Portuguese Ceramics in the Art Deco Period (número 59 no catálogo), realizada em 2005 nos EUA, apresentando, contudo, não uma referência à unidade fabril de Coimbra mas sim a tradicional marca CFCL com a cruz de Cristo.

Saudações.

AM-JMV disse...

Obrigado MAFLS por mais esta achega. De facto, a Lusitânia produziu modelos idênticos tanto na unidade fabril de Lisboa como na de Coimbra. Possuímos exemplares iguais de ambas as Lusitânias, que haveremos de mostrar. Pena que o catálogo dessa exposição de que tanto ouvimos falar não tenha aparecido em Portugal, embora saibamos que possuímos algumas peças iguais às que foram expostas em Newark. Cumprimentos.