segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Jarra Fernand Lacaf




Jarra abstracta, de forma orgânica, com duas asas, de cerâmica a verde esponjado, com pé de prata. Na base, pintado à mão, “Fait à Paris pour Leitão & Irmão” e assinada LAcAF.
Data: c. 1954.
Dimensões: Alt.. 33 cm x larg. máx. c. 33 cm

Comprada num leilão em Lisboa, a peça que hoje damos a conhecer, foge um pouco ao
conjunto das nossas colecções. Mas, por exactamente possuirmos um núcleo coerente de
peças Aleluia – Aveiro da década de 1950, de cuja espantosa modernidade haveremos de
dar notícia, tornou-se interessante adquiri-la porque criada expressamente para Portugal.
Trata-se de uma encomenda da ourivesaria Leitão & Irmão, em Lisboa, ao ceramista francês Fernand Lacaf (1920 - 1991) que trabalhava com a sua mulher Françoise Delacourt-Lacaf (1924 -) colaboradora na decoração das peças. O acabamento final, de um granítico esponjado
esverdeado, que a peça apresenta, a ela se deverá.
A ourivesaria, habituada a encomendar peças de prestígio a autores conhecidos, escolheu Lacaf, artista de relevo, representado em vários museus internacionais que às artes decorativas se dedicam, caso do Musée des Arts Décoratifs de Paris. A ourivesaria se encarregaria de lhe concluir a base com uma cintura de prata que lhe garantisse estabilidade e proporção, embora estilisticamente conservadora.
A jarra remete para uma dimensão escultórica que se pode aproximar das obras de Naum Gabo ou mesmo de Moore.
Esta encomenda, acertada à época, reflecte a existência de uma elite nacional, consumidora de objectos de luxo, ao gosto internacional do seu tempo.
Uma encomenda desta qualidade dá sentido à produção nacional das fábricas que, a partir do impulso modernizador da SECLA, vão introduzir uma nova dinâmica e um novo gosto estético na produção cerâmica nacional, com destaque para a já referida Aleluia-Aveiro, mas também Sacavém.


Sem comentários: