segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Arlequim - Vista Alegre




Figura de Arlequim de estilizada ao gosto art déco, de porcelana moldada e relevada, com decoração policromada  pintada à mão. Escultura assinada LEJAN.
Data: 1927
Dimensões: alt. 28 cm




Foto de Alves de San-Payo in Notícias Ilustrado nº 208 de 1932, pág. 9




No verbete nº 1049 do Catálogo Geral da Fábrica de Porcelana da Vista Alegre (Portugal), relativo ao artigo escultura, nome Arlequim, relativamente à história desta peça somos elucidados quanto à data da sua criação: 1927, e autoria: Gauvenet, modelo que terá sido «obtido p[or] intermédio do sr. Pantin de Sèvres». Reproduzido no Catálogo do IX Leilão Vista Alegre, 2009, p. 92.
Quem na Vista Alegre preencheu o verbete, deu como autor da peça [Jean-Baptiste] Gauvenet (1885-1967) que à data, em Sèvres, para além de criador, seria também decorador de modelos criados por outros artistas. Ora a assinatura Lejan, até à data, nunca nos apareceu associada a um objecto de Sèvres, nem nos aparece na bibliografia especializada relacionada com o referido autor.
Assim, à semelhança do Pierrot já aqui apresentado, estaremos perante um molde importado de França da autoria do tão controverso Lejan – nome colectivo da parceria Andre Fau e Marcel Guillard com atelier em Boulogne-Billancourt, conforme já escrevemos no post relativo ao Pierrot.

2 comentários:

MAFLS disse...

Boa noite e, mais uma vez, as minhas felicitações por este novo espaço sobre cerâmica na blogosfera portuguesa.

Edgar Pelichet, em La Céramique Art Déco (1988), e Patrick Malaureille, em Craquelés: Les Animaux en Céramique: 1920-1940 (1993), persistem na grafia Le Jan e na ideia de o/a referir como alguém que modelou peças para a firma Fau & Guillard, tal como Canto da Maia e outros.

O mesmo faz Karen McReady, em Art Deco and Modernist Ceramics (1995), onde, certamente por lapso, o nome da firma surge como Fau & Gaillard.

Poderiam indicar bibliografia mais actualizada onde a hipótese que subscrevem, de nome colectivo, ou pseudónimo, seja sugerida ou demonstrada?

Grato.

MAFLS

AM-JMV disse...

Conhecemos as obras que indicou e a nova referência obtivemo-la a partir deste sítio:
http://cgi.ebay.fr/LEJAN-ORCHIES-CRAQUELE-ANIMALIER-ART-DECO-PANTHERE-/140506294487?pt=FR_YO_MaisonJardin_Decoration_ObjetsdeDecoration&hash=item20b6d3e8d7 (29 Janeiro 2011)
que remete para a obra (que ainda não possuímos):
HARDY, Alain-René; GIARDI; Bruno - Les craquelés art déco. Editions Penthesilia, 2009