sábado, 5 de novembro de 2011

Pombo art déco da Fábrica de Loiça de Sacavém





Foi paixão à primeira vista quando a vimos numa feira de antiguidades no Forum Picoas, em meados da década de 80 do século passado. É o primeiro dos vários animais que hoje vão integrando as nossas colecções.
Peça de cerâmica moldada e relevada com figura de pombo estilizado ao gosto art déco, vidrado a ouro.
Inscrito na pasta lateralmente no soco: Gilbert Sc. Na base, carimbo verde: Gilman & Cta – Sacavém - Portugal, e carimbo verde claro: Made in Portugal. Inscrito na pasta: Sacavém HL 52.
Data: c. 1930-35
Dimensões: alt. c. 15,5 cm x comp. 12,6 cm x larg. 8 cm
Muito francesa no estilo, de grande qualidade técnica - lembrando uma escultura de bronze dourado - o carimbo remete-nos para uma peça destinada ao mercado internacional.

2 comentários:

Anónimo disse...

Peça fantástica esta. Lembro-me de ver há cerca de 10 anos um par destes pombos em branco. Eram seguramente aperta livros, na medida em que a base e a zona mais saliente do peito constituem um ângulo recto. São umas peças muito interessantes quer pela sua forma e volumetria, quer pelo seu design arrojado. Nunca tinha observado em dourado.
Parabéns e obrigado pelo blog.
Álvaro

AM-JMV disse...

Muito obrigado Álvaro por este precioso esclarecimento. Há muito que intuíamos a função da peça, mas não tínhamos provas, pelo que este testemunho nos é particularmente útil.
Cumprimentos