terça-feira, 6 de novembro de 2012

Um ano depois: Macaco art déco da Lusitânia - Coimbra


Obrigações profissionais obrigaram-nos a descurar o nosso blogue nos últimos oito dias, impedindo-nos mesmo de comemorar o seu primeiro aniversário que ocorreu ontem. Assim, e apesar de um dia de atraso, escolhemos para celebrar o facto (nem sempre é fácil mantermos o ritmo) darmos a conhecer a pequena e bem-humorada escultura de primata que nos dá rosto. Como se vê, trata-se realmente de um blogue a quatro mãos …
 

A peça representa um símio de gatas com a cabeça lateralmente (bem) disposta. É de faiança moldada e pintada a esponjado (?) a cambiantes de castanho.com grandes olhos redondos, bem abertos, a branco, realçados a preto (ou castanho muito escuro), cor que aviva igualmente o sorriso simpático, o interior das orelhas bem salientes e as unhas. Estas duas cores são aplicadas manualmente. No fundo da base, sob as patas dianteiras, carimbo azul Lusitânia Coimbra e, inciso na pasta, 2.
Data: c. 1930
Dimensões: alt. c. 9,5 cm x comp. 9 cm x larg. cm 5 cm



Mais uma vez a estilização do animal remete para um determinado gosto art déco, um tanto infantil, próximo do universo da banda desenhada e do cinema de animação de então.
 
 
Agora, como é da praxe, (no momento em que escrevíamos esta prosa contávamos com 27472 visualizações) queremos agradecer a todos quantos nos têm acompanhado nesta aventura ao longo do ano que passou. Embora o número seja sempre subjectivo (e por vezes com picos de audiência muito suspeitos), facto é que contamos com seguidores fiéis. Não querendo com isto menosprezar todos os demais, sentimo-nos compelidos a um especial agradecimento aos autores dos blogues que, partilhando connosco interesses similares, especialmente MAFLS, CMP e ALV, com os quais mais interagimos. Uma saudação muito particular vai também para os nossos “leitores” de Singapura – seguramente dois ou três no máximo - que desde o primeiro momento nos têm acompanhado quase diariamente, pelo que se contabilizam em sétimo lugar na lista dos top ten, à escala mundial, que nos é fornecida automaticamente.

Esperamos ter coragem, tempo, paciência e boa disposição para continuarmos no enorme ano que aí vem…

16 comentários:

CMP* disse...

Olá AM-JMV,

quero ser a primeira a dar os PARABÉNS!!!!
Já que sinto que contribui um bocadinho para o arranque.
Que continuem por muito tempo a dar-nos notícias da vossa fantástica colecção é o que desejo.

Saudações especiais,
CMP*

MAFLS disse...

Felicitações, caríssimos.

Cheguei a temer que seria o único a celebrar... :)

Maria Andrade disse...

Caros AM-JMV
Muitos parabéns pelo 1º aniversário do MUONT!
E não podiam ter escolhido melhor maneira de o assinalarem, apresentando esta simpática figurinha que vos identifica...
Vou sempre acompanhando o vosso blogue e só não comento mais vezes porque perante textos tão claros, completos e objetivos, não há geralmente mais nada a dizer. O que já disse e repito é que reuniram uma coleção de cerâmica fabulosa, com belíssimas peças, e que só temos a agradecer ser aqui facultada a sua visualização e descrição. Isto para além da informação muito útil que acrescentam sobre fabrico e relação com outras produções europeias.
Oxalá não percam o ânimo para continuar!
Beijos

AM-JMV disse...

Cara CMP,

Muito obrigado. Vamos ver se conseguimos continuar a dar notícias do nosso amontoado de peças a que tentamos dar organização e uma certa coerência. Esperemos que sim em ambas as situações.
Saudações

AM-JMV disse...

Caro MAFLS,
Em primeiro lugar, obrigado pelas palavras amáveis que nos dedicou no seu blogue. Esteve quase para acontecer isso mesmo, ser o único a celebrar. É que o trabalho tem sido muito. Esperemos, agora, retomar o blogue com mais calma.
Abraços

AM-JMV disse...

Cara Maria,
Ficámos muito felizes com o seu comentário. Sabe que connosco se passa o mesmo em relação ao seu blogue. Mesmo quando os assuntos que trata não se referem a cerâmica, é com muito prazer que a lemos. Ainda para mais partilhamos uma paixão muito grande por fungos (não só gastronómica mas também, e sobretudo, estética).
Um grande beijinho

Anónimo disse...

Caros AM-JMV,

Muitos parabéns pelo vossa colecção, investigação e trabalho! E pelo primeiro ano de escrita!

E muito obrigado pela generosidade! Partilharem o que têm e o que sabem com desconhecidos revela enorme riqueza de espírito. Não tenho a certeza que sejamos "dois ou três" leitores em Singapura como afiançam mas têm com certeza um cliente assíduo do vosso blog. Pela parte que me toca, obrigado pela simpática referência. Efectivamente um passeio pelos três blogs de cerâmica (mais profícuos) faz parte do meu ritual pós trabalho. Confesso que me dá enorme gozo descobrir peças nunca antes vistas, vêr outras primas ou irmãs de velhas conhecidas e, claro, aprender algo de novo. E quando são portuguesas e boas, mais satisfeito fico ainda.

Algumas, tais como o sátiro do Canto da Maia, suscitam grandes paixões. Outras, como o peixe verde e a pantera prata, ficam devidamente registadas... até peças semelhantes aparecerem no mercado! Em qualquer dos casos todas são bem vindas. Obrigado mais uma vez.

A continuação de bom trabalho (e compras). Cumprimentos,

--
PMC

AM-JMV disse...

Caro PMC,
É com muito agrado que descobrimos pelo menos um dos nossos leitores de Singapura. Ainda para mais português. Esperamos continuar com a sua presença assídua e crítica.
Para nós os comentários são sempre importantes e um estímulo.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Meus caros Modernos,

Aceitem um abraço de parabéns pela merecida efeméride.
Conheci o blog muito no seu início e tem sido uma excelente companhia e fonte de divulgação e conhecimento nesta área.
As descrições fantástica e saudavelmente tendenciosas [:)] complementam e amplificam o interesse das imagens publicadas.
E é bom saber que existem mais seres neste mundo rodeados de "paletes" de peças cerâmicas, pelo que adiei o meu internamento em instituição neuro-especializada...
O macaquinho "Dèco" que serve de mote à página tem um irmão cinzento algures numa vitrine no norte de Portugal ;)

Congrats Gentlemen!
Hugo

Paulo Varanda disse...

Muitos parabéns ...é um prazer enorme seguir este blog, já estou "dependente". Tenho aprendido imenso convosco, uma aprendizagem que só faz com que aumente esta minha paixão.
Obrigado e continuem

AM-JMV disse...

Caro Hugo,
Muito obrigado pelas suas palavras. Já estávamos preocupados com a sua ausência. Pensávamos que tinha mandado o blogue às urtigas. Tentamos ser objectivos, mas neutros jamais. Como dizia JC "já que não és carne nem peixe, vomito-te". E nós para vómitos já nos basta o que basta. Quando achar que deve ser internado reserve mais dois lugares. :)
Quanto ao macaquinho, gostávamos de o conhecer.
Abraço

AM-JMV disse...

Caro Paulo,
As suas palavras são um incentivo mais para continuarmos. Espero que continue a partilhar connosco as suas novidades e conhecimentos.
Abraço

sandra pena disse...

Parabéns!!!!! Já venho tarde mas é sempre tempo de felicitar quem tem tanto empenho e gosto em continuar com este delicioso blog.
Até breve!!:-)

AM-JMV disse...

Olá Sandra,
Mais vale tarde que nunca. :) Sabemos que é uma nossa leitora assídua. Muito obrigado.
Grande beijinho

analima disse...

Então não é que deixei passar este tempo todo sem vos dar os parabéns?
Mas aqui estou! :)
Quanto ao blogue já sabem a minha opinião: a única coisa negativa é não terem começado mais cedo. Mas estão a recuperar bem... :) Beijinhos.

AM-JMV disse...

Olá Ana,
Com tanto trabalho nesta fase, até nós nos íamos esquecendo da efeméride. Mas gostámos muito do teu generoso comentário. Muito obrigado pelo carinho e pelo estímulo.
Beijinhos