sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Caixa art déco Meissen Carl Teichert - Alemanha



Caixa ao gosto art déco de porcelana moldada, de cor branca com decoração vegetalista estilizada (motivo dito agave), a vermelho e ouro. Apresenta uma forma quase esférica comprimida no topo e na base pelo pé e gola cilíndricos com canelados horizontais, de iguais proporções, sendo a transição entre os volumes realçada por filetes encarnados. Sobre o filete inferior despontam, a espaços regulares, cinco frágeis e gráficas plantas estilizadas de agave com frutos a ouro. Na tampa circular, três agaves envolvem a pega em forma de esfera dourada sobrepujada por cilindro branco igualmente canelado. Trata-se de uma edição que assinala os 1000 Anos da cidade de Meissen, cuja data se comemorou em 1929. No fundo da base, carimbo azul, Meissen dentro de uma oval sobrepujando estrela e 1000 Jahre Meissen 1929, cercado por uma coroa de louros com laço. Por baixo, também a azul, hangedmalt. Pintado à mão, a preto, 511 e 1
Data: 1929
Dimensões: Alt. c. 11 cm
 

Não se trata de uma peça com a marca da Real Manufactura de Porcelana de Meissen, mas da marca utilizada pela fábrica de fogões e porcelana de Carl Teichert (Meissner Ofen- und Porzellanfabrik) em uso de Dezembro de 1882 a Dezembro de 1929

As origens da fábrica remontam ao oleiro Johann Friedrich Carl Teichert que, em 1857, começou, em Meissen, a produzir placas cerâmicas para fogões segundo o método de produção patenteado, em 1855, por Gottfried Heinrich Melzer. Como não tinha espaço na sua oficina, Carl Teichert mudou-se, em1863, para novo espaço de maiores dimensões na cidade. Durante a guerra franco-prussiana morre aos 41 anos em Paris.

Em Agosto de 1872, os seus familiares converteram a empresa Carl Teichert Meissen, numa sociedade anónima que se passa a chamar Meissner Ofen- und Porzellanfabrik Carl Teichert, marca registada no Tribunal Real de Meissen em 23 de Dezembro de1882, que se traduziu graficamente numa cartela oval onde se inscreve Meissen sobrepujando uma estrela de cinco pontas.

Esta fábrica vinha-se expandindo desde 1879 passando também a produzir porcelana que até então era monopólio da Real Manufactura, chegando a produzir a conhecida porcelana a azul e branco sob licença desta, o que haveria de gerar posteriormente alguma confusão entre a produção das duas fábricas.

Por volta de 1925, Ernst Teichert vendeu as suas acções e a fábrica foi adquirida pela Stockhardt & Schmidt-Eckert, em Kronach, na Baviera. A nova gerência manteve as instalações e os moldes acabando por vender a licença de produção, em 1930, à Fábrica Lorenz Hutschenreuther, em Selb, de que já falámos.

2 comentários:

Maria Andrade disse...

O meu açucareiro VA, sem orelhas (LOL), ficaria parecido com esta caixa.
Bjs.

AM-JMV disse...

Sem dúvida, Maria :)
Apesar dos alemães terem uma imaginação prodigiosa, sobretudo quanto a caixas (como haveremos de mostrar), há formas que se se aproximam.
Bjs