domingo, 18 de novembro de 2012

Tigelas art déco formato francês decor 1197 - Sacavém


Hoje descemos uma vez mais à cozinha, para apresentar três exemplares de faiança utilitária da Fábrica de Loiça de Sacavém.

Trata-se de tigelas de faiança moldada, «formato francês» porque copia a forma das tijelas vulgarmente utilizadas nesse país, cujas taças, em calote esférica, assentam sobre pequeno pé saliente arredondado. Apresentam decoração exterior estampilhada a aerógrafo, policroma, com composição vegetalista estilizada, ao gosto art déco de inspiração alemã, uma sequência de flores em esfumado com corolas a castanho claro e centro verde e castanho-escuro, dada a sobreposição das estampilhas, (em número de três nas duas mais pequenas e em número de cinco na maior), e folhagem a verde com caules e nervuras a castanho. Trata-se da decoração número 1197 que se combina em duas variantes.


Na variante 1197-A, a composição vegetalista é enquadrada por filetes, que, no exemplar aqui mostrado, são a castanho. Na variante 1197–B, o bordo das peças é aerografado em esfumado. Todas têm no fundo da base carimbos verde Gilman & Cª – Sacavém – Portugal. A sua datação rodará c. 1930 – 40.


As tijelas mais pequenas têm ligeiras diferenças no tamanho e na espessura das pastas o que indicará datações distintas de fabrico. A mais antiga, menos espessa e mais diminuta, ao dito carimbo acresce, a verde, «1197» e «A» da decoração. Tem 6 cm de altura e 10 cm de diâmetro.
 

A outra, mais espessa e de igual diâmetro, tem 6,3 cm de altura, sendo o bordo aerografado em esfumado a azul. Ao carimbo junta-se , também a verde, a letra «G».

Por último, a tigela de maiores dimensões (alt. 7,5 cm x Ø 13 cm), apresenta bordo aerografado em esfumado a amarelo-torrado e ao carimbo acresce, igualmente a verde, «1197» e «B».
 

Agradecemos a cedência da imagem de arquivo ao Museu de Cerâmica de Sacavém / Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA).
 
 

Sem comentários: