segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Jarra neo-renascentista 2 - Aleluia – Aveiro


Variante da decoração neo-renascentista que ontem apresentámos, esta versão, com a mesma técnica da anterior, apresenta igualmente uma composição de grifos afrontados enquadrando coluna com taça. Todavia, as figuras são mais espessas, mais encorpadas e, no entanto, de aspecto menos feroz. Bocal e base não ostentam qualquer ornamentação, para além de um filete preto no primeriro.
No fundo da base, carimbos a preto «Fábrica Aleluia - Aveiro» e «Fabricado em Portugal», inscritos em rectângulos e 17 inciso na pasta sobrepujando G pintado à mão.
Data: c. 1935 - 45
Dimensões: alt. 18 cm


Singularmente, a jarra apresenta o mesmo número de forma e letra de decoração da anterior, sendo esta, na verdade, bastante diferente. Não figura no Catálogo de loiças decorativas das Fábricas Aleluia. Aveiro, de inícios dos anos 40, e o carimbo também não é igual, ainda para mais acrescido de «Fabricado em Portugal».

A qualidade da pintura e do próprio desenho são manifestamente superiores ao exemplar de ontem, revelando um maior equilíbrio compositivo e maior erudição. Claro que, quanto à qualidade técnica da peça anterior, pode ser apenas um problema do exemplar que possuímos. Talvez a de hoje seja de datação posterior e daí não figurar no referido catálogo. Talvez fosse destinada ao mercado externo. Enfim, questões que ficam em aberto à espera de respostas.


Sem comentários: