segunda-feira, 11 de junho de 2012

Serviço de café art déco modelo “Belga” – S.P. Coimbra



(bule, açucareiro e leiteira)Na base, carimbo verde Coimbra S.P. Portugal e, no bule, pintado à mão, a preto, Belga [modelo] e LB6033 [decor].
Data: c. 1935-45
Dimensões: Várias



 MAFLS havia salientado, que o motivo geométrico triangular é claramente evocativo da litografia construtivista de El Lissitzky (1890-1941), editada em 1919 e reproduzida abaixo, referência gráfica à guerra civil na URSS, com a cunha vermelha (bolcheviques) que penetra no círculo branco (mencheviques) para o destroçar.


A política sempre presente, mesmo no mais comum dos objectos de uso quotidiano. Em Portugal está-se em pleno Estado Novo, e, contudo, são as obras dos “vermelhos” e “judeus” que invadem os lares. E se a porcelana era para classes mais privilegiadas, a faiança, recebia decorações afins, e passou a integrar o imaginário nacional principalmente graças à Fábrica de Loiça de Sacavém. Haveremos de voltar a estes assuntos.

A decoração não seria inocente, mas a ignorância oficial efectiva.
É importante realçar o desconhecimento geral das elites políticas e das forças repressivas. A censura deixa passar este tipo de manifestações dado não reconhecer nelas qualquer perigo. Na verdade, nem seria necessária qualquer censura, porque o consumidor, a quem se destinava a mensagem, geralmente não a descodificava também. Estaremos hoje assim tão distantes desses tempos?

2 comentários:

Maria Andrade disse...

Continuo a apreciar imenso os vossos textos e a preciosa informação que veiculam - para não me voltar a repetir dizendo como admiro a vossa coleção, em particular estes serviços Déco de Coimbra, mas em geral as maravilhosas peças que têm reunido.
Não fazia a mínima ideia de que este motivo geométrico tinha uma carga política tão marcante e torna-se hilariante perceber como era relativamente fácil escapar ao
controle censório do Estado Novo, apostando na ignorância dos seu ideólogos...
Beijos

AM-JMV disse...

Olá Maria,
Já sentiamos falta das suas observações que, tantas vezes, ajudam a clarificar os nossos objectivos. Muito obrigado.
Beijos