domingo, 17 de junho de 2012

Bule “Elefante” art déco – Sacavém



Pequeno bule de faiança moldada e relevada, em forma de elefante sentado, de cor amarela aplicada a aerógrafo, com reservas a branco, nos olhos e presas, e retoques à mão, a preto, nos olhos, patas e asa. Interior a branco. Na base, carimbo magenta Gilman & Ctª – Sacavém - Portugal, e carimbo verde em forma de “flor”.
Data: c. 1940
Dimensões: alt. c. 15 cm


Este modelo zoomórfico, que remete para um imaginário infantil, será replicado de uma criação alemã, da fábrica Goebel, de que aqui se mostra um exemplo, ligeiramente diferente. Trata-se, no caso, de um jarro para crianças que serviria, muitas vezes, para manter junto à cama, na mesa- de-cabeceira, dado que, em vez de tampa, apresenta um pequeno copo que encaixa no gargalo, à semelhança de um chapéu. Na base tem o carimbo a preto da marca Goebel, com coroa, e Germany, que terá sido utilizado por volta de 1935-1949, e, inscrito na pasta, S.497.1, Dep., para além de uma inicial (?) pintada à mão.

O modelo do simpático elefante da Fábrica de Loiça de Sacavém é mais equilibrado na sua composição com tampa que o seu equivalente alemão. Todavia, desconhecemos se a Goebel também produziu outras variantes. Este modelo integra-se na estética art déco, pela cor e pela estilização das formas que, neste caso, muito deverá ao cinema de animação norte-americano.

4 comentários:

martagaspar disse...

Lindas peças. Parabéns. São para venda ou somente para nos encantarmos? Obrigada.

AM-JMV disse...

Cara Marta,

Obrigado pelo seu interesse. Esperemos que continuem só a ser para encantar quem delas goste. Mas com a crise... nunca se sabe.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Meus caros, "com a crise nunca se sabe!?!? Desculpem a minha ousadia, mas se a "crise" assim o ditar, coloco-me em 1º lugar na vossa lista de candidatos! Adoro figuras! Hector

AM-JMV disse...

Caro Hector,
Esperemos não chegar a tanto. Mas tomamos a sua proposta como um elogio. :)
Cumprimentos