quinta-feira, 7 de junho de 2012

Serviço de café/chá art déco modelo S. Tomé - SP Coimbra



Serviço art déco de porcelana moldada para chá e café, de cor branca decorada por esparsas pequenas flores estilizadas, a verde e ouro delineadas a preto, apontamentos também a ouro que definem pés, bordos, bicos asas e pegas, e filetes verdes nos bordos. É composto por cafeteira, leiteira, açucareiro, chávenas e respectivos pires. Na base, carimbo verde Coimbra S.P. Portugal e, pintado à mão, S Tomé F.B. 104.
Data: c. 1935-40
Dimensões: Várias





Na sua origem estará o modelo francês produzido em Limoges, na década de 30, por uma das muitas fábricas aí existentes, no caso a Charles Ahrenfeldt. A sofisticada versão decorada a marfim, preto e ouro, do exemplar que aqui reproduzimos, acentua ainda mais a elegância das formas, mais simples e regulares do modelo-base francês.
A versão da SP Coimbra é mais pesada. Os contornos das peças nacionais são suavemente escalonados e não lisos como no exemplar francês, e as asas não são contracurvadas e rematadas por um botão espiralado, antes mais rígidas e oblongas, o que as torna menos elegantes. Também no desenho dos bicos há diferenças notórias, pois estes são mais espessos e sólidos, e claramente distinto no caso da leiteira, onde é aberto no prolongamento do bocal e sem tampa, como é habitual entre nós. Em ambas as versões as pegas das tampas são em botão.

Sem comentários: