segunda-feira, 11 de junho de 2012

Serviço de chá art déco modelo “Belga” – Coimbra




Serviço de chá de porcelana branca moldada, de linhas art déco modernistas com decoração a azul, cujo grafismo nos parece inspirado nas joias eduardinas. Composto por bule, leiteira, açucareiro, manteigueira, prato para bolos, chávenas e respectivos pires. Nas bases carimbo verde Coimbra-Portugal enquadrando as figuras heráldicas do brasão da cidade
Data: c. 1930-40
Dimensões: Várias





Produção da Sociedade de Porcelanas, Limitada, em Coimbra, o serviço tem o carimbo da primeira fase de fabrico. Para nós os carimbos são fundamentais para balizarmos, mesmo que de forma aproximada, a cronologia das peças. E faremos sempre a separação entre os exemplares com este carimbo dos que ostentarem as siglas SP.

Habitualmente nos serviços produzidos pela fábrica, depois SP Coimbra, a peça de maior destaque, neste caso o bule, para além do carimbo apresenta a identificação do modelo. Neste serviço essa informação está ausente. Contudo, dado termos outro exemplar com esta forma devidamente identificado, com carimbo posterior, podemos afirmar que se trata do modelo “Belga”. Mais uma vez, estamos perante uma importação e adaptação de um modelo checoslovaco da fábrica Krone–Victoria, como se pode constatar nas terrinas que apresentamos. Se for o contrário, surpreendam-nos, por favor, porque adorávamos encontrar design de loiça utilitária de estética art déco de criação genuinamente portuguesa.


O serviço de chá de hoje tem uma decoração que, não sendo propriamente feia, é desadequada à modernidade da forma. Mas aqui entramos sempre na subjectividade do gosto e as fábricas não produzem apenas para clientelas esteticamente mais actualizadas que, na verdade, sempre foram minoritárias. Neste caso o serviço foi herdado, pois enquanto colecionadores não o compraríamos dado esse desfasamento entre forma e decoração, pois privilegiamos objectos de maior coerência.

Sem comentários: