sexta-feira, 2 de março de 2012

Jarra craquelé anos 50 - Zsolnay




Jarra com vidrado a eosina vermelha com reflexos metálicos, em forma de gota, com um craquelé de grandes dimensões que dá à peça um aspecto de “casca de pinheiro”. Na base carimbo dourado Zsolnay-Pecs e Made in Hungary
Data: c.1955-60
Dimensões: alt. c. 22,5 cm

Na sequência das extravagantes formas zoomórficas apresentadas no excelente blogue CMP, mostramos uma peça da mesma série, mas de modelo mais convencional, que, pessoalmente, nos agrada mais. Aliás, acrescentamos segundo comentário recente de CMP, que o autor da peça é János Török (1932-1996).

Adquirimo-la numa das visitas a Budapeste, em 2003. A superfície muito texturada e a intensa cor vermelha metalizada atraiu-nos no meio da profusão da loja de velharias de uma senhora chic que nos atendeu num francês impecável da velha burguesia pré-comunista. É incrível como as tradições e hábitos burgueses da Europa de antes da II Guerra se conservaram intactos nos países da ocupação soviética, e são tão visíveis no quotidiano de hoje, enquanto que na sociedade burguesa ocidental se desvaneceram e americanizaram.
A jarra ultrapassava o período cronológico em que, de algum modo, nos especializámos. Mas agradou-nos. Para mais, já tínhamos uma outra peça da mesma fábrica e, sem o saber ainda, do mesmo período, embora com outro acabamento e forma, que um amigo nos havia trazido da capital húngara no ano anterior.
Exemplares idênticos à que hoje apresentamos e a que referimos fazem parte de um conjunto de peças da segunda metade dos anos 50 e inícios da década seguinte, ilustradas na obra Zsolnay Ceramics: Collecting a Culture (1998), pág. 170, que aqui se reproduz.

2 comentários:

CMP* disse...

Caros AM-JMV,
obrigada pela partilha destas fantásticas peças da autoria de János Török (1932-1996).
Uma sugestão: para melhor captar os irisados dos vidrados de eosina a luz do dia é o ideal.
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Obrigado pelas dicas. Porém, os resultados com luz natural também não foram famosos, sobretudo na jarra triangular. Foi o possível. Esta apesar de tudo, está muito razoável. Quanto à autoria é sempre bom saber de quem são filhas, pelo que vamos acrescentar nos posts.
Bjs