sábado, 10 de março de 2012

Conjunto de base para bolos e jarra art déco/modernista com motivo de trevos - Villeroy und Boch–Dresden




Embora não tenham carimbos estas peças são da Villeroy & Boch – Dresden, dado termos confirmado com outros exemplos devidamente carimbados.

Placa circular de cerâmica moldada e relevada, lisa com rebordo levantado, de cor branca com decoração geométrica e de folhas estilizadas, estampilhadas e aerografadas, e com duas pegas salientes laterais. Assenta sobre anel recortado, ligeiramente reentrante, que lhe dá espessura lateral. Do bordo, aerografado num tom pastel acastanhado, emergem três conjuntos de triângulos sobrepostos em tons de castanho. Do de maiores dimensões, com 3 triângulos, parte uma folha trilobada e dividida em duas metades, uma castanha, sobre a qual se sobrepõem pequenas cruzes, e outra avermelhada. De um dos dois conjuntos de dois triângulos, nasce uma folha mais pequena e mais simples, ovalada, com a mesma paleta de cores. Na base carimbo preto com nº 7781 (decor).

Jarra de faiança moldada e relevada, em forma de balaústre, de base branca com decoração estampilhada e aerografada igual à da base de bolos. Na base, carimbo castanho com nº 7781 (decor) e, inscrito na pasta, nº 2104 (modelo).
Data: c. 1930
Dimensões da base de bolos: Diâm. c/pegas c. 33 cm
Dimensões da jarra: Alt. c. 14,5 cm



Sem comentários: