segunda-feira, 26 de março de 2012

Elefante art déco vidrado a preto, de Gilbert - Sacavém




Peça de faiança moldada e relevada, aerografada a preto mate, estilizada ao gosto art déco, em forma de elefante, de tromba levantada e barrindo, sobre soco com vegetação herbácea entre as patas. Impresso numa das faces laterais do soco: Gilbert Sc[ulpcit]. Na base, dois carimbos verdes «Gilman & Ctª – Sacavém», um sobrepujando «Portugal» e outro «Made in Portugal» e carimbo «Made in Portugal» inscrito numa oval. Impresso na pasta SACAVEM e CIF (?) 52.
Data: c. 1930 - 35
Dimensões: comp. c. 30 cm x alt. c. 23 cm x larg. 10 cm

(1900-1961), que estudou na Birmingham Central School of Art, no Royal College of Art e na Royal Academy, nasceu em Burcot no Worcestershire, filho do escultor Walter Gilbert. Muito influenciado pela estética art déco, trabalhou para várias fábricas inglesas, nomeadamente a Denby Pottery e a Ashtead Potters Ltd., para a qual produziu, nos anos 20, uma série de cinco figuras baseadas no célebre Livro da Selva, de Rudyard Kipling, sobretudo animais.
Edward Elgar, por exemplo.

O estudo da sua produção para a Fábrica de Loiça de Sacavém está por fazer. São conhecidos uma série de animais ao gosto art déco, de que já mostrámos um pombo, mas teremos oportunidade de mostrar mais alguns da sua produção dos anos 20-30. Conhecemos uma escultura de cria de leoa, a ouro, já dos anos 50, numa linguagem que perdeu força, que não teve para nós interesse. O Museu da FLS conta ainda com um nu feminino reclinado.
O elefante que hoje mostramos é um desses animais.
A questão que se nos coloca é se foram encomendas específicas da FLS ou apenas por ela reproduzidos.



8 comentários:

Anónimo disse...

O elefante é maravilhoso.Que eu tenha conehecimento ( já os vi ) há pelo menos mais dois animais representados e em prata. Uma cria de leoa como já foi referido e uma corça, ambos Sacavém

AM-JMV disse...

Caro anónimo,
Em primeiro lugar, obrigado pelo seu comentário. A corça não conhecemos em versão metalizada. Já aqui apresentámos um pombo, mas haveremos mostrar outros de Gilbert e não só.
Cumprimentos

Paulo Varanda disse...

E também há um cavalo em dourado

AM-JMV disse...

Olá Paulo,
O cavalo também não conhecemos. O problema é que não se sabe a produção, de facto, desta fábrica e deste autor. Tanto mais que quando aparecem animais editados por Sacavém em venda na Inglaterra, nem mencionam que são feitos em Portugal.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Já vi algumas imagens deste elefante, mas apenas monocromadas. Posso partilhar dizendo que tenho esta figura pintada em alguns tons de castanho. Sempre disse que Sacavém é uma caixinha de surpresas e é com esta partilha de ficamos a conhecer detalhes que vêem completar os nossos conhecimentos e copiar imagens de peças que também gostaríamos de adquirir.

AM-JMV disse...

Caro anónimo,
Na verdade vários animais de Sacavém receberam mais de uma cor. Nós é que só temos versões monocromáticas do elefante. Mas haveremos de postar outros animais com as cores que referiu. E Sacavém é, sem dúvida, uma caixinha de surpresas. Ainda temos umas quantas no baú. :)
Votos de BOM ANO.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Uma vez mais, querem ver imagem deste meu elefante em tons de castanho? Hector

AM-JMV disse...

Caro Hector,
Claro que gostaríamos, também, de ver imagem do seu elefante.
Obrigado pela partilha.
BOM ANO