quarta-feira, 7 de março de 2012

Caixa anos 50 - Aleluia-Aveiro




Caixa de faiança moldada, em forma de urna, com decoração aerografada de azul forte mate sobre o qual se aplicou um cinzento brilhante, também a aerógrafo, que provocou escorridos que se misturaram com a cor de fundo. No interior foi igualmente aplicado o mesmo azul. Na base, pintado à mão, Aleluia e 990 (segundo informação de CMP, a quem agradecemos, este será o número correcto já que na peça está esborratado e parecia 090).
Data: c. 1955-60
Dimensões: alt. c. 25 cm

É uma peça muito particular ao nível da decoração e a única do género que até agora conhecemos. Talvez seja um trabalho experimental que não terá tido seguimento. Aliás, esta mesma forma será mais comum encontrar-se com as cores e decorações estridentes habituais na produção da Aleluia-Aveiro da segunda metade dos anos 50, como se pode ver neste exemplar, fotografado numa feira de rua, há décadas, e daí a má reprodução fotográfica que se segue. Esperemos que algum dos nossos leitores nos esclareça sobre este tipo de produção. (Graças à amabilidade de um coleccionador acrescentámos, em 12 de Abril de 2012, fotografia com melhor definição).

Tratar-se-á de uma boleira. Todavia, dado pretendermos mostrar vários tipos de caixas, de diversas décadas e diferentes decorações e materiais cerâmicos, sejam elas boleiras, bomboneiras, biscoiteiras, drageoires, cigarreiras, guarda-jóias, etc., optámos pelo termo genérico «caixa».

6 comentários:

CMP* disse...

Caros AM-JMV,
agradeço especialmente o conteúdo deste post, pois finalmente encontro esclarecimento para o formato da tampa pertencente a uma peça que possuo há tempo, cuja tampa, em falta, desconhecia completamente.
Na sequência da vossa publicação, à laia de adenda, publiquei também alguns elementos extra sobre o assunto.
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Nada a agradecer, todos passámos a lucrar com estas trocas de informação. Confessamos que gostávamos mais de ter a sua versão da caixa (com tampa, obviamente!) :)
Bjs

CMP* disse...

Caros AM-JMV,
eu considero a vossa versão da caixa particularmente feliz na combinação entre forma e decoração, para além de que deve ser muito mais rara, senão única.
Se por acaso se cruzarem com uma tampa "órfã de pai e mãe", lembrem-se que tem uma "família de acolhimento" à sua espera ;-)
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,

Fica registado. Se encontrarmos num orfanato a criança perdida, não nos esqueceremos e alertaremos as autoridades competentes. ;)
Bjs

CMP* disse...

Olá AM-JMV,
o meu comentário anterior está completamente desactualizado pela informação que possuo actualmente.
Mantenho que é uma boa combinação entre forma e decoração, mas não será nada rara, nem única :) Na altura ocorreu-me que fosse apenas uma experiência sem seguimento, mas não.
Faz parte de uma linha decorativa composta por várias peças, já da segunda metade dos Anos 60.
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Olá CMP,

Fica registada a infeliz (snif) notícia. Que fazia parte de uma série também já havíamos descoberto em leilão recente (uma jarra com a mesma decoração). Obrigado.
Bjs