domingo, 12 de fevereiro de 2012

Urso Polar art déco (reedição) – Sacavém



Reedição do urso anteriormente apresentado de inícios da década de 80 do século passado. Na última fase de produção da Fábrica de Loiça de Sacavém foi reproduzida toda uma série de modelos de animais art déco, embora com outro tipo de pasta, aproveitando a revalorização de um estilo que então por cá se redescobria.
Este exemplar apresenta uma cor cinza, igualmente craquelé, mas mate, sendo mais baixo em cerca de 1 cm que o referido exemplo. Na base, em relevo na pasta, 206.

11 comentários:

CMP* disse...

Caros AM-JMV,
o mesmo urso foi mais tarde reeditado pela SECLA. Não faço ideia qual a proveniência dos moldes, talvez comprados a Sacavém depois do encerramento da fábrica. Vou enviar-vos fotos.
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Essa não sabíamos. Ficamos a aguardar as fotos. Também descobrimos, faz pouco tempo, que a Fábrica Sant'anna tem estado a reeditar animais do Gilbert, pelo menos vimos a pantera pequena (não fizemos fotos). É boa esta troca de informações até para alertar compradores mais distraídos.
Cumprimentos

CMP* disse...

Acrescento ainda que nesta reedição da SECLA apareceram também o macaco, as corças, se não estou em erro uma pantera e talvez ainda mais peças que eu desconheça.
E relação à Fábrica de Sant'anna, já me tinha dado conta da existência dessas "reedições", ponho entre aspas porque as que vi eram completamente absurdas, uma vez que estavam decoradas com arabescos vagamente Séc. XVIII. Desta leva constava uma base de candeeiro que sempre me intrigou e que já conhecia fabricada por Sacavém: num ambiente que mistura cartoons americanos com film noir, um cão com um ar assustado, vestido com um sobretudo (?), segura uma lanterna numa mão e um revolver na outra. Agora, imagine-se semelhante peça, decorada com arabescos azuis e brancos. Verdadeiramente arrepiante! Um dia destes passo no show room só para fotografar esta aberração...
Saudações,
CMP*

MAFLS disse...

Caros MUONT:

Algumas curiosidades sobre as variantes conhecidas.

O exemplar reproduzido no MAFLS apresenta vidrado transparente sobre pasta beige e mede apenas cerca de 14,5 cm. de altura.

O exemplar Parian referido tem cerca de 12,7 x 25,7 x 8,5 cm.

Saudações!

MAFLS

AM-JMV disse...

Olá CMP,
Passámos pela loja da Rua do Alecrim e vimos, cá de fora, toda essa parafrenália do mais fino gosto. Não entrámos por causa da tensão arterial :)
Cumprimentos

AM-JMV disse...

Caro MAFLS,
Obrigado por mais essas precisões.
Cumprimentos

CMP* disse...

Mais um acrescento, este urso foi ainda produzido na década de 50 pela FLS, com um vidrado branco texturado que considero particularmente interessante.
Já agora, algum dos prezados "bloguistas" conhece a peça com o cão a que me refiro no comentário anterior e sabe dizer-me do que se trata??
Desde já agradecida,
CMP*

AM-JMV disse...

Olá CMP,
Não foi na década de 50, foi anteriormente, como se pode ver, e ler, no exemplar do post que antecede o da reedição.
Cumprimentos

CMP* disse...

Olá AM-JMV,
não era a nenhum destes vidrados que me referia, mas sim a um outro, rugoso, que não referem nestes posts, e que se aproxima de alguns vidrados fortemente texturados usados pela Raul da Bernarda e também em muita da produção italiana da década de 50. Este urso é branco, sendo revestido por gotículas em relevo igualmente brancas. Infelizmente não possuo imagens desta peça. Por falar em imagens, espero que tenha recebido as que lhe enviei.
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Olá CMP,
Percebemos mal, pelo que pedimos desculpa. Agora ficamos ansiosos para descobrir o bicho :)
Quanto ao urso da Secla, incrível mesmo, só vendo a marca se acredita. Não sabe em que data é que a Secla o produziu? Só por curiosidade, porque nos parece ser relativamente recente. Obrigado.
Cumprimentos

CMP* disse...

Caros AM-JMV,
não vou arriscar datas precisas, mas esta marca foi uma das últimas a ser usada pela SECLA, posterior a esta penso que só a marca usada na linha "Secla Vintage". Creio que estes animais serão do final da década de 90 inícios de 2000. Não sei se chegaram alguma vez ao mercado, como foram adquiridos na loja da fábrica logo após o seu fecho, talvez fossem apenas testes ainda que feitos em alguma quantidade. Gostava mesmo era de saber como é que estes moldes circularam. Será que tanto estes como os da Fábrica de Sant'anna vieram de Sacavém?
Saudações,
CMP*