domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cinzeiro anos 50, modelo 630 - Aleluia-Aveiro




Peça de faiança moldada, de forma orgânica, de taça ondeante, com decoração pintada à mão. O exterior, de cor branca, assim como o rebordo, encurva-se num dos lados sobre o interior formando a reentrância onde se pousa o cigarro. No interior, de fundo preto, recorta-se uma silhueta curvilínea de mulher estilizada, em nossa opinião de influência matissiana, a amarelo, branco, laranja e nacarado-cinza, enquadrada por um pontilhado a amarelo e laranja.Na base, carimbo estampado, castanho claro, Aleluia-Aveiro e Made in Portugal, em cujo centro aparece, escrito à mão a preto, x. Sob o carimbo, também escrito à mão a preto, 630 (modelo).
Data: c. 1955
Dimensões: 12,5 cm x 10 cm x c. 6 cm

A curiosidade da peça que se apresenta é que ela só tem o número 630 do modelo e não tem indicação da decoração que corresponderia a uma letra, tal como aventa CMP que já apresentou um cinzeiro deste modelo no seu blogue dedicado à cerâmica moderna, com outra decoração, O ou G, e alertava para a possibilidade da letra no centro do carimbo ser a identificação do pintor, o que nos parece muito plausível. No caso desta nossa peça, seria ela a primeira de uma série a que depois se deu continuidade?


8 comentários:

MAFLS disse...

Vivam.

Esta decoração corresponde à letra G, como se poderia ver num exemplar, com esmalte azul no exterior, que iria apresentar... : )

Nessa peça, a inscrição 630-G surge a dourado.

Saudações!

CMP* disse...

Caros AM-JMV,
parece-me que não há dúvidas quanto ao modelo ser o 630, uma vez que todas as peças que conhecemos deste modelo, ainda que com variadas decorações, estão marcadas com este número. No entanto, cá vai mais uma acha para a fogueira em relação às letras que o acompanham: tenho um cinzeiro com decoração igual à que publicam, mas noutras cores, que está marcado 630B. Talvez as letras, de facto, nada tenham a ver com as decorações uma vez que o vosso 630A é completamente diferente...
Saudações,
CMP*

Anónimo disse...

Caros AM_JMV,

Quando postam estas peças alguma coisa mexe cá por dentro...
Vamos lá a uma pequena contribuição acerca da marcação da Aleluia: Tenho um cinzeiro com esta forma e desenho. As cores diferem parcialmente. O branco é totalmente substituído por um verde água, e o nacarado é verde, ligeiramente mais escuro que o anterior. Está marcada 630-B em dourado, mas no centro do carimbo da fábrica consta um triângulo invertido, e não um "x", o que contrariará a teoria de se tratar da marca do artista.
Parabéns pela V. colecção.

Abraços

Hugo Dinheiro

AM-JMV disse...

Caros amigos MAFLS, CML e Hugo,
Pensamos que o cruzamento dos vossos comentários traz alguma luz sobre a questão. Esperemos que a peça de CMP corresponda à mesma cor da do Hugo, pois ambos têm a letra B para a decoração, e essa, ao mudar de cor, pela lógica, deverá ter uma letra diferente. É o que julgamos perceber comparando com o que MAFLS nos diz. Nada como este trocar de impressões para se fazer alguma luz sobre a produção nacional. Assim sendo, continuamos com a impressão de que o nosso exemplar deverá ser o primeiro da série. Talvez, numa primeira fase não houvesse intenção de o produzir com outras cores. Assim se explicaria a ausência de letra e o 630-A do outro exemplar que mostramos com uma decoração diferente que seria, portando, a segunda decoração do modelo 630.
Obrigado a todos.

CMP* disse...

AM_JMV,
Confirmo que as cores da minha peça são as mesmas que o Hugo descreve. Assim, parece-me bastante fiável a vossa teoria relativa às decorações, a mesma que já tinha aventado quando publiquei o cinzeiro. E também a possibilidade da pequena letra no interior da marca se referir ao pintor, uma vez que as peças apesar de terem a mesma decoração podem ser executadas por diferentes pintores em diferentes ocasiões.
Saudações,
CMP*

CMP* disse...

Mais um pequeno detalhe: se a decoração descrita pelo MAFLS corresponde à letra G, então a que apresentei primeiro, por exclusão de partes, deverá corresponder à letra O.
CMP*

Anónimo disse...

Olá de novo,

Ainda acerca deste assunto, tenho mais três cinzeiros com esta belíssima forma com o padrão do exemplar referido e postado no blog CMP, com naipes de cartas. Todos eles têm cores diferentes: Rosa escuro 630-I, rosa claro 630-L, e azul, 630-J. Por aqui poderemos inferir acerca da identificação da cor. Quanto aos interiores do carimbo da marca, e pela mesma ordem: "x", "%" e ".|.". Estas marcas são ainda um mistério que, quem sabe por estes lados se devendará...

Abraços
Hugo Dinheiro

AM-JMV disse...

Caros amigos CMP e Hugo,
Esclarecida que está a questão da numeração e letras correspondentes às diferentes decorações e respectivas variantes cromáticas, quanto às siglas, concordamos com a opinião expressa por CMP: a cada um dos pintores corresponderá uma sigla ou símbolo, como preferirem. Esperemos que um dia se desvendem as suas identidades. Pena que a fábrica não colabore.
Cumprimentos