segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Floreira art déco de Pierre Traverse para a Aladin - França



Peça de porcelana moldada e relevada, policroma, em que quatro personagens, estilizadas ao gosto do alto art déco de inspiração setecentista, duas damas e dois cupidos alados, de mãos dadas formam uma roda oblonga. Na saia rodada de uma das personagens femininas a marca do seu criador, P. Traverse inscrito num rectângulo. Na base, escrito à mão, Aladin e Made in France, também ambos inscritos em rectângulos.
Data: c. 1925
Dimensões: alt. 24.1 cm x comp. 25.4 cm x larg. 14.6 cm


Adquirida em Maio de1994 num antiquário de Lisboa, esta será uma peça que se pode dizer muito viajada. Criada em França pelo escultor Pierre Traverse, por volta de 1920-25, e produzida pela firma Aladin-France ou Aladin-Luxe, que fazia fabricar os seus artigos de porcelana em Limoges, destinar-se-ia à Argentina, num período em que este país era um dos mais ricos do mundo. Temos notícia de que era comercializada na elegante loja de presentes “Los Gobelinos”, em Buenos Aires, dado conhecemos exemplares que, para além das marcas que este exibe, também tinham escrito o nome da loja. Sabemos também que foi nesse país adquirida por um coleccionador brasileiro e, vendida no Brasil, por volta de 1980-90, ao antiquário a quem a adquirimos.

Parte do encanto de um objecto coleccionado está associado ao conhecimento da sua história. Dos proprietários que teve, aos lugares por onde passou até ao momento presente. Da circulação por diversas mãos e territórios até vir parar à nossa posse, questionamo-nos, fascinados, acerca da transitoriedade e da efemeridade dos seus sucessivos donos que, como elos de uma cadeia, o vão salvaguardando para o legar às gerações futuras. Na sua fragilidade, o objecto acaba por ser mais duradouro que os seus possuidores. Até um dia.




A casa Aladin editou uma vasta gama de refinados objectos decorativos de luxo tanto de porcelana como de faiança, incluindo craquelé, durante os anos 20 e 30 do século XX, com destaque para vários modelos de figuras femininas muito características criados pelo escultor francês, Pierre Traverse (1892-1979).
Discípulo do escultor Injalbert, este artista executou desde grandes e monumentais esculturas a pequenas figuras estilizadas em vários materiais. Em 1921 foi galardoado com uma medalha de prata no Salon des Artistes Français, que dois anos depois lhe haveria de atribuir uma bolsa de viagem. Em 1926 receberia a medalha de ouro e em 1942 a medalha de honra. Expôs também nos Salons d’Automne e nos Salons des Artistes Décorateurs. Membro dos grupos La Stèle e L’Evolution, expôs com estes no Pavilhão da Goldscheider na Exposição das Artes Decorativas e Industriais de 1925.
Na Exposição Internacionnal de Paris de 1937 recebeu o diploma de honra. Daí parte das monumentais esculturas que decoram o jardim do Trocadero, frente à Torre Eiffel serem da sua autoria. Expôs ainda em Londres, Nova Iorque, etc.


Sem comentários: