domingo, 5 de fevereiro de 2012

Tête-à-tête art déco – Lusitânia Lisboa/Coimbra



Conjunto tête-à-tête art déco, que deverá estar incompleto, formado por tabuleiro redondo, bule, e duas chávenas com respectivos pires. Peças de faiança moldada, de cor marfim com decoração geométrica estampilhada a duas cores, encarnado e preto. Um jogo simples e elegante composto por dois círculos concêntricos, constituídos por duas partes distintas: a de maior expressão forma um semi-círculo de estreitas faixas paralelas, nas cores referidas, que, inflectindo para o interior, se desdobra num outro semi-circulo mais pequeno em sentido oposto. Ambas as circunferências são concluídas por finas linhas a preto.
Na base do bule, carimbo estampado, verde, da unidade de Lisboa: escudo coroado Lusitânia, com Cruz de Cristo enquadrada pelas iniciais C F C L [Companhia das Fábricas de Cerâmica Lusitânia] sobrepujando Portugal. Contudo, nas demais peças, o carimbo estampado, verde, é da Lusitânia - ELCL (?) sobrepujando Coimbra - Portugal
Data: c. 1935
Dimensões: Várias (diâm. tabuleiro: 32,5 cm)

A forma das peças deste tête-a-tête sugere-nos a influência e/ou cruzamento entre os formatos Avenida e Coimbra produzidos pela Fábrica de Loiça de Sacavém à época, ou então inspirados directamente na fonte inglesa que lhes deu origem os modelos Eve e Zenith respectivamente.

A presença das duas marcas num mesmo serviço, embora da mesma fábrica, levanta-nos algumas questões. O que poderá isto significar? Que os carimbos pertencem a unidades fabris geograficamente distintas não parece haver dúvida. Será que havia formas produzidas na fábrica-mãe de Lisboa e outras na de Coimbra? Ou será que um acaso reuniu peças dispersas, de duas fornadas produzidas em localidades diferentes que se haveriam de cruzar décadas depois para dar origem a este tête-à-tête que julgamos incompleto?


4 comentários:

Maria Andrade disse...

Olá AM-JMV,
Gostei muito de ver este tête-à-tête Lusitânia porque havia um em casa dos meus pais quando eu era miúda, mas só me resta o bule. Tem riscas verdes e pretas e só uma marca Lusitânia, a da direita. Lembro-me do tabuleiro e das chávenas, de mais nenhuma peça, mas penso que teria açucareiro e leiteira.
Deve ter sido fabricado no final dos anos 40 porque foi oferta de casamento dos meus pais e eles casaram-se logo no início de 1950.
Espero que estas achegas contribuam com informação útil.
Um abraço

Fábio Carvalho disse...

Será que não houve reposição de peça quebrada, anos depois? abraços!

AM-JMV disse...

Olá Maria,
De facto a estética do serviço remete para os anos 30, mas com o atraso relativo com que as modas chegavam a Portugal até se pode dar o caso do modelo só ter começado a ser produzido por cá na década seguinte. No entanto, é natural que, mesmo tendo sido iniciada a sua produção nos anos 30, continuasse a ser produzida 15 ou mesmo 20 anos depois. Já com as peças de Sacavém, só para dar um exemplo nacional muito conhecido, acontecia a mesma coisa. Esperamos que publique um dia destes o seu bule. :)
Bjs

AM-JMV disse...

Olá Fábio,
Essa é uma das hipóteses a ter em consideração, claro.
Abraços.