quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Bomboneira art déco “Mouro” - Ernst Bohne Söhne - Rudolstadt




Caixa de forma antropomórfica representando um jovem “mouro” que, fazendo uma genuflexão, apresenta uma bandeja com oferta. Trata-se de uma peça composta por dois materiais distintos, com a parte inferior de porcelana moldada e policromada, e a tampa de metal (bronze?) parcialmente lacada.
A figura, ao gosto art déco de inspiração neo-rococó, apresenta em porcelana as calças largas cor de tijolo carregado, cobertas por “camisa” comprida branca, rodada, com decoração geométrica a verde, e sapato a ouro. Este vestuário cerâmico é complementado pela parte metálica, constituída pelo tronco da personagem, vestida com gibão apertado por faixa na cintura e a cabeça, cuja cara é lacada à cor do chocolate, porta turbante. (Agradecemos que nos esclareçam se não utilizámos terminologia adequada). Na base, apresenta a marca da fábrica Ernst Bohne Söhne, em Rudolstadt, de carimbo a azul com um N coroado (utilizado até 1921), e outro circular com Made in Germany. Inscrito na pasta, Germany DRGM [Deutsches Reich Gebrauchsmuster], que significa modelo registado do império alemão.
Data: c. 1918-21
Dimensões: alt. c. 15,5 cm

DRGM é um registo de modelo mais rápido e barato que um registo de patente. Estamos em crer que terá o mesmo significado do modèle déposé francês já referido a propósito das peças de Sandoz.



A Ernst Bohne Söhne foi fundada em Rudolstadt, na Turíngia, em 1848 pelo pintor de porcelana Ernst Bohne. Após a sua morte, em 1856, seus filhos, Gustavo, Karl e David, ficaram com a gerência da fábrica agora conhecida como Ernst Bohne Söhne (filhos). Algum tempo depois, os filhos de David, Bernhard e Marta, assumiram o controlo. Em 1919, a fábrica foi vendida aos Irmãos Heubach de Lichte. De 1919 até 1930, a empresa funcionou como um ramo da Heubach Co. A partir desta data a fábrica de Rudolstad entrou em crise e fechou. Em 1937, Albert Stahl, e outros reabriram a fábrica sob o nome de Albert Stahl & Co. Vormals [antiga] Ernst Bohne Söhne.

A marca de coroa e N usada por Capo di Monte, em Nápoles, desde cedo foi amplamente copiada por muitas fábricas, por ser um símbolo de prestígio, pelo que passou a ser utilizada como marca da própria Ernst Bohne Söhne. A partir de 1891 as peças para exportação receberam carimbo circular “Made in Germany”.

No antiquário em Viena, onde o comprámos, em 1994, informaram-nos que se tratava de um objecto raro, muito coleccionável. Então nem pensávamos propriamente em colecções, mas agradou-nos a forma, o requinte e, sobretudo, a mistura de materiais pouco habitual para o gosto português.
Só recentemente compreendemos a razão de ser do comentário e a maior curiosidade da peça. Para nós tratava-se apenas de um objecto de luxo e não víamos, por desconhecimento, mais que um bonito modelo em figura do mouro, recorrente nos exotismos europeus desde o século XVIII, e que tomámos por guarda-jóias.
O divertido é a publicidade implícita que a personagem comporta, natural para o comprador germânico coetâneo, que não desconhecia a existência do Mouro Sarotti. Quer pela figura, quer pelas cores, a caixa remete indirectamente para um símbolo publicitário desvendando, assim, a sua função de bomboneira.
Isto porque em 1868 Hugo Hoffmann abriu uma confeitaria na Mohrenstraße 10 (Rua dos Mouros, 10), em Berlim, para cujo cinquentenário, em 1918, um publicista criou a figura do negro «Sarotti-Mohr» (Mouro Sarotti) – um pouco como o lisboeta «Preto da Casa Africana» - ainda hoje extremamente popular nas embalagens de chocolates da firma, mesmo depois de se ter transformado num mágico branco a partir de 2004 …


2 comentários:

lavaguy disse...

The name of the city is not RudolFstadt but Rudolstadt.

AM-JMV disse...

Hello Lavaguy,
Welcome to our blog.
Thank you so much for your information. We've already rectified Rudolstadt name.
Best regards