domingo, 9 de junho de 2013

Jarra anos 50 - modelo 741 – Aleluia-Aveiro


Jarra de faiança moldada, pintada à mão, cuja modelação de forma orgânica e assimétrica, deixando um vazio central, sugere uma asa. Três cores lisas contrastantes, preto, branco e laranja contribuem para dinamizar ainda mais a forma. O preto envolve exteriormente a peça enquanto o laranja vibrante preenche a parte central. De permeio branco. O bocal, de rebordo branco, apresenta interiormente lustre a madrepérola acinzentado. No fundo da base carimbos castanhos Aleluia-Aveiro, com «I» preto pintado à mão ao centro, e Fabricado Portugal, inscrito num rectângulo. Igualmente pintado à mão, também a preto, 741-A.
Data: c. 1955-65
Dimensões: Alt. c. 20 cm


Trata-se do modelo «741», e será o primeiro de toda uma série dada a decoração ser a «A», tendo como pintor «I».


A liberdade expressiva, embora contida, da forma escultórica desta jarra, acentuada pela alternância e forte contraste cromático atrai o olhar como um vórtice em direcção ao vazio. A organicidade sempre tão presente na Aleluia-Aveiro em parte da sua produção mais vanguardista nas décadas de 50 e 60 do século passado adquire nesta peça uma componente irónica ao criar um objecto que simultaneamente ganha uma leitura dúplice de jarra e jarro, situação que se aplica igualmente a outra peça apresentada em 16 de Setembro de 2012 que optámos por integrar no grupo dos jarros.


Veja-se ainda a propósito deste tipo de formas o texto e imagens publicados ontem por CMP que nos inspiraram a escolher a peça de hoje.



4 comentários:

CMP* disse...

Vivam AM-JMV!
excelente articulação bloguista ;)

Cá vão mais uns dados sobre a 741. Foi produzida nas variações cromáticas B,C,D e E, em que o branco é respectivamente substituído por rosa velho, rosa claro, cinzento e verde. Existe ainda a versão F, a azul, preto e escarlate. E também peças posteriores, só numeradas, com decoração esgrafitada, semelhante à vossa 753.

Obrigada pela piscadela de olho.
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Adoramos piscadelas de olho. Jarras tão apelativas como as que publicou estavam mesmo a pedi-las.
Não é este o objectivo mais interessante dos blogues? :)
Obrigado pelas dicas. Mais uma vez, todos ficamos a lucrar.
Cumprimentos

Unknown disse...

Caros Modernos & CMP,

"Um vórtice em direcção ao vazio" sente-se este vosso escriba e leitor, face à violência das imagens e informação que vão disponibilizando.

Um abraço,
hugo

AM-JMV disse...

Caro Hugo,
Nós sentimo-nos mais é a ser engolidos por um buraco negro, não tarda nada.
Em relação às peças, esperemos que também não sigam na voragem ... :)
Abraços