segunda-feira, 10 de junho de 2013

Jarra art déco canelada, Belo - Caldas da Rainha


Jarra art déco de pasta cerâmica vermelha (barro), bojuda, canelada na horizontal. A superfície creme recebeu manchas e escorridos a castanho-escuro e castanho-avermelhado sob o vidrado. No fundo da base, carimbo gravado na pasta «Belo – C. da Rainha» (marca de 1927 a 1962) sobrepujado por «440».
Data: c. 1930-40
Dimensões: Alt. 19 cm



O autor da presente jarra, José Avelino Soares Belo (1893-1962), filho do ceramista caldense Avelino António Soares Belo (1872-1927), aprendeu o ofício com o progenitor. Em 1920 fundou a sua própria fábrica. Todavia, após a morte do pai, sete anos depois, regressou à fábrica paterna, que modernizou, vindo a especializar-se em pintura a óleo, em vidrados e terracota.


Mantendo a produção de modelos concebidos pelo pai e criando outros, José Avelino empenhou-se, com sucesso, na produção industrial e comercialização. E se em alguns modelos a criação própria terá sido mais evidente, noutros, como nesta peça, é nítida a adaptação de modelos internacionais, caso da jarra art déco de vidro francesa, que apresentamos, embora com pé. Aliás, este tipo de vidros, com o pé mais escuro, frequentemente preto, muito característico do período art déco, vai ter grande vulgarização na produção vidreira da Marinha Grande constituindo um gosto duradouro no contexto português.

Sem comentários: