sábado, 1 de junho de 2013

Gato art déco da Lusitânia - Coimbra


Peça de faiança moldada representando um gato sentado, de cor creme com apontamentos a preto. A expressão do focinho suspensa entre o surpreso assustado e triste, mas simultaneamente cómica. No fundo da base, carimbo azul Lusitania Coimbra e inscrito na pata nº 170 (?).
Data: c. 1930
Dimensões: alt. c. 10,2 cm x comp. 9 cm x larg. c. 4,5 cm


As vicissitudes do tempo não foram muito clementes para com esta pequena peça decorativa que chegou às nossas mãos colada no pescoço e na cauda. Cá está, por vezes compra-se (quando o preço o justifica, claro, e que neste caso foi irrisório) uma peça partida ou mais gasta, sempre na expectativa de um dia encontrar um exemplar em melhores condições, desde que ilustre a produção nacional do período e da sensibilidade estética que nos importa ilustrar.


Apesar do aspecto menos alegre, diríamos mesmo infeliz, deste gato produzido pela Lusitânia-Coimbra, encontramos nele algum eco do célebre Gato Felix (Felix the Cat), personagem do cinema de animação do tempo do cinema mudo e da BD norte-americana criada em 1919. Terá sido concebido pelo cartoonista norte-americano Otto Messmer (1892 - 1983) para o estúdio nova-iorquino de Pat Sullivan (1887 Austrália – 1933 EUA), embora este último, produtor cinematográfico e também cartoonista, desde logo tenha reivindicado a sua criação. O sucesso estrondoso do boneco no meio cinematográfico entrou em declínio com o sonoro, e a partir de 1930 acabou por praticamente desaparecer. Na década de 50 passou a ser redesenhado por Joseph "Joe" Oriolo (1913 – 1985), que lhe deu novo fôlego tanto na BD como na televisão. Este cartoonista foi o criador de outra personagem da BD de grande sucesso, Casper the Friendly Ghost (Gasparzinho).

4 comentários:

Sandra Pena disse...

Realmente esta peça tem um ar cómico, é um pouco estranha. :-) Já agora, adorava os desenhos do Gasparzinho, já lá vai muito tempo...
Bom fim de semana.

AM-JMV disse...

Cara Sandra,
Nós também. Pena que o nome tenha hoje ressonâncias tão pouco simpáticas. :) Até já temos receio de ouvir a canção brasileira que nos deliciava em miúdos: "Gasparzinho fantasminha camarada" ...
Bom fim-de-semana também para a Sandra

Anónimo disse...

Meus caríssimos Modernos,

Já aguardava há algum tempo a continuação da tigelinha de Sacavém :)

Ora muitos parabéns pelo fantástico exemplar; Coloco-me desde já à disposição para acolher este gatinho assim que um outro se vos caia nas mãos.
Creiam-me que ficará bem acompanhado.

Abraço,
Hugo

AM-JMV disse...

Caro Hugo,
Isto não tem andado nada fácil a nível profissional. Trabalho a mais impede o divertimento.
Quanto ao gato, está prometido. Se aparecer outro no caminho este já tem dono...
Abraço