domingo, 9 de dezembro de 2012

Jarra art déco com fetos em relevo – Aleluia-Aveiro



Jarra de faiança moldada, em forma de balaústre, cor sangue de boi, com folhas de feto (?) em relevo, a branco, com nervura central a ouro (infelizmente muito gasto) debruado a verde em esfumado (que nos parece aplicado a esponjado). Rebordo do bocal canelado, a ouro, e interior branco. No fundo da base carimbo castanho «Aleluia Aveiro», com L ou V a ouro pintado à mão, sobrepujando carimbo da mesma cor «Fabricado Portugal» inscrito num rectângulo, e, escrito à mão, a ouro, X 336-B.
Data: c. 1945-55
Dimensões: alt. c. 21cm x diâm.15cm


Mais uma peça do período de transição, embora neste exemplar remetendo ainda para um gosto art déco tardio, em que à pureza da forma clássica se apõe um bocal de rebordo canelado e uma ornamentação de folhagem que remete longinquamente para as igualmente clássicas folhas de acanto. Trata-se do modelo X 336, seguido da letra B, referente à decoração, pelo que esta será a segunda de toda uma série.


Pelo que soubemos, graças ao comentário de CMP em relação à peça neo-barroca da Aleluia-Aveiro que postámos anteriormente, as variantes decorativas desse modelo X 394 vão até à letra X. A mesma lógica deverá aplicar-se à jarra de hoje, que será de criação anterior dada a sua numeração.

Face a esta explicação, aproveitamos para mostrar também uma outra variante cromática daquela, cedida gentilmente pelo nosso leitor Hugo, de quem já apresentámos outras peças, e a quem agradecemos. Trata-se do exemplar X-394-J.

10 comentários:

Fábio Carvalho disse...

Que linda! Especialmente pelo esfumado verde, que em contraste com o vermelho, faz a peça reverberar mais do que se as folhas fossem apenas brancas.
abraços!

CMP* disse...

Caros AM-JMV,
antes de mais, uma sugestão que a mim, como leitora assídua, me daria muito jeito: porque não acrescentar uma janela de pesquisa na barra lateral? Creio que facilitaria bastante a busca a todos os leitores.
Em relação ao número de variações decorativas, nada de conclusões precipitadas :)
Esse número varia conforme as peças.
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Caro Fábio,
Seja bem-vindo. Já tínhamos saudades suas. Muito obrigado pelo comentário. Sem dúvida que o toque de verde faz a diferença. Pena é que o desgaste do ouro atenue o impacto visual da peça.
Abraços!

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Quanto à barra lateral vamos ter de estudar o assunto. Somos muito básicos. Se precisarmos, pedimos-lhe socorro.
Quanto à numeração, apenas fizemos uma suposição lógica, mas certamente saberá muito mais que nós sobre estas matérias. :)
Saudações

CMP* disse...

Qualquer socorro, sempre às ordens!

Então: neste modelo as variantes decorativas só vão até à letra Q.

Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Agradecidos pelas informações. Neste modelo a imaginação quedou-se pela letra Q. Nada mau. :)
Cumprimentos

Maria Andrade disse...

Agora venho eu dar a minha pequena achega. :)
Tenho uma jarrinha igual a esta mas bastante mais pequena (11,5cm x 8cm)com decoração a verde e não a vermelho. (Que lindas ficariam juntas para decoração natalícia! LOL)
As letras e números a dourado são X334 M (ou H), o que me leva a pensar, graças ao que aprendi aqui, que o último dígito do número corresponderia ao tamanho e o M ou H à decoração a verde.
Abraços

AM-JMV disse...

Cara Maria,
É mais uma achega, sem dúvida. Infere-se que a lógica seja essa. Se quiser partilhar a dita connosco, força! Seguramente fariam um belo par na quadra em que estamos. Nunca a expressão "que belo par de jarras" nos pareceu tão verdadeira. :)
Bjs

CMP* disse...

Olá AM-JMV e Maria,
mais umas informações:
A jarra da Maria é a M e não a H (a H é decorada a rosa). Os algarismos e números não têm nenhuma relação com o tamanho das peças.
Eu também gostava muito que a Maria partilhasse a sua jarrinha :)

Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Mais um assunto esclarecido. Quanto à peça da Maria, já temos as imagens, só estamos à espera que nos dê autorização para as publicar, o que tencionamos fazer conjuntamente com o seu peixe.
Cumprimentos