sábado, 8 de dezembro de 2012

Prato de cozinha S. J. Benchaya - Sacavém


Prato de cozinha de faiança moldada, com decoração estampilhada de motivo central em “rosácea” de oito folhas, a branco, sobre as quais se destaca a estilização repetida de motivo floral de centáureas. Folhagem a castanho alaranjado e flor branca recortando-se sobre círculo azul-escuro, envolvida por fitas amarelas, sobre fundo verde. Este motivo central é emoldurado por ornato de torçal a verde e azul-escuro. Aba ornada de motivos geométricos de meandros rectos da cor da folhagem. Sequências de círculos concêntricos a verde, azul-escuro e castanho alaranjado complementam a decoração. No fundo da base, carimbo circular verde, S. J. Benchaya – Casablanca – Fabriqué au Portugal.
Data: c. 1930-35
Dimensões: Ø 39 cm



Trata-se da decoração nº 969, da década de 1930, cujo carimbo era aplicado exclusivamente nas peças encomendadas pela casa comercial S. J. Benchaya, com sede em Casablanca. Destinava-se ao mercado marroquino, embora também por cá aparecessem à venda. Citado por MAFLS, Pinto Basto referiu na sua obra A Cerâmica Portuguesa (1935), que Sacavém, na década de 30,« abastece o mercado da Metropole e. exporta principalmente para Marrocos». Agradecemos mais uma vez ao Museu de Cerâmica de Sacavém - Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA), a cedência da reprodução do desenho de arquivo.


Industrial judeu de Casablanca, S. J. Benchaya, apercebeu-se da oportunidade de enriquecimento que a produção de objectos de faiança para o mercado marroquino lhe podia proporcionar. Em Marrocos não se fabricava este tipo de loiça por falta de matéria-prima adequada, mas alvo de muita procura por parte das classes mais privilegiadas locais que procuravam objectos dentro de um gosto em consonância com as tendências europeias do momento e, portanto, menos tradicionais, mas que, de alguma maneira reflectissem uma estética nacional.
Já na viragem do século, M. Benchaya, estamos em crer que seja o pai de S. J. Benchaya, embora não o tivéssemos conseguido ainda apurar, havia estabelecido a Fábrica de Loiça de Sacavém como local de importação de objectos utilitários de faiança para Marrocos. Na continuidade desta parceria, S. J. Benchaya vai criar decorações originais, simultaneamente dentro da contemporaneidade europeia mas de espírito marroquino.
Para mais sobre Benchaya, ver aqui.

Sem comentários: