sábado, 29 de dezembro de 2012

Jarra art déco «Vaso quadrilongo» marfim - Sacavém




Jarra art déco de faiança moldada, cor marfim ou creme, vagamente em forma de flor de lótus estilizada e geometrizada, com quatro lados, configurando, em planta, um rectângulo cujos ângulos foram cortados por uma incisão em ângulo recto, que se prolonga sobre pé saliente oitavado onde se dissolve. O bocal é realçado por gola ondeada em relevo. No fundo da base, carimbo azul Gilman & Ctª – Sacavém e Made in Portugal. Inscrito na pasta, num lado, 68 e no lado oposto 14 (?).
Data: c.1935-40
Dimensões: Alt.19 cm x comp.18,2 cm x larg.12,2 cm


Esta peça aparece nas tabelas de preços de faianças decorativas, 1941 a 1966, sob o nº 68, com a designação de «Vaso quadrilongo». Como se vê, foi uma jarra cuja produção se manteve muito para além da cronologia do estilo art déco que lhe deu forma. Situação, aliás, comum a outras peças desta fábrica como já tivemos oportunidade de constatar em outros modelos, como foi o caso da jarra caçadores, sobretudo na sua variante a branco e ouro. E tal como esta última, também vai perdendo força ao nível da forma com as aplicações a ouro ou com as decorações florais que lhe vão sendo apostas.

A título de exemplo, na tabelas de preços de1941 a 1945, a produção limita-se a peças coloridas sem ouro, respectivamente a 30$00 e 53$00. Em 1951 a paleta diversifica-se e aparecem-nos cores mates ou coloridos sem ouro, a 61$00, coloridos com ouro, a 73$00, e azul-sèvres ou verde com ouro, a 146$00. Em 1958 regista-se o preço de 80$00 para peças de pintura simples com flores.


Curiosamente parece que a designação que recebeu na FLS lhe advém da tradução linear do francês ou do inglês vase, pois em português nunca um recipiente para receber flores cortadas receberia a denominação de vaso. Assim, o anglicismo (por ser a fonte mais provável em relação a Sacavém) indicia-nos uma possível importação inglesa do modelo.

O arquivo do Museu de Cerâmica de Sacavém - Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA), a quem agradecemos a cedência da imagem que publicamos e demais colaboração, tem três fotografias deste modelo, datáveis de 1941.

Sem comentários: