quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Jarra Aleluia-Aveiro



Jarra de faiança moldada em forma de campânula polilobada numa alternância de caneluras côncavas e convexas a dois tamanhos. As primeiras a creme e as segundas aerografadas a vermelho-alaranjado em esfumado, separadas por filetes a ouro, cor que delimita também o bocal.
O corpo assenta sobre pé saliente, canelado e escalonado, aerografado a cheio na mesma cor vermelho-alaranjada e rematado a ouro, de onde partem, três enrolamentos contracurvados apostos e salientes, igualmente a ouro, que sobem até meia-altura do bojo. No fundo da base carimbo castanho «Aleluia Aveiro», com dois pontos a ouro pintados à mão, sobrepujando carimbo da mesma cor «Fabricado Portugal» inscrito num rectângulo, e, escrito à mão, a ouro, X 394-B. Dado o pé ser oco, regista-se ainda a presença de um furo circular ao centro.
Data: c. 1945 - 55
Dimensões: Alt. c. 23 cm



Neste tipo de peças, que temos vindo a designar como integrantes de uma estética de transição, domina uma linguagem tendencialmente neo-barroca, em consonância com certas vertentes decorativas à época. Não o barroco e o rococó como os reinterpretou o Art Déco, mas uma valorização conservadora, se não mesmo reacionária, dos mesmos que já se vinha manifestando desde a década de 30 e que o cinema, sobretudo norte-americano, uma vez mais, veiculou. A decoração de interiores torna-se mais sobrecarregada, mais exuberante, chegando, por vezes a um horror vacui, onde predomina o excesso tingido de uma certa influência surrealista. Os concheados e os gordos enrolamentos vegetalistas marcam novamente presença. A curva volta a predominar sobre a recta que praticamente desaparece.

Quando se passa, para a fase seguinte, nos anos 50, na produção da Aleluia-Aveiro esta tendência conservadora e a moderna, entretanto surgida, sendo opostas entre si, unem-se no mesmo apego à linha curva e no mesmo gosto pelo dinâmico por oposição ao estático.

Nas colecções do Museu Nacional do Azulejo (MNAz) existe uma jarra em versão verde, creme e ouro (n.º de Inventário:364 Cer) cuja imagem, disponível no MatrizNet, aqui também mostramos.


2 comentários:

CMP* disse...

Caros AM-JMV,
mais algumas informações: a peça do MNAZ será a X394-A, sendo que o formato 394 neste tamanho, foi produzido com variações decorativas até à letra X.
Saudações,
CMP*

AM-JMV disse...

Cara CMP,
Mais se fica a saber sobre a Aleluia-Aveiro e, em particular, sobre esta jarra. Muito obrigado pela partilha.
Cumprimentos