domingo, 23 de dezembro de 2012

Caixa art déco RS-Tillowitz EPOS - Alemanha




Caixa de porcelana moldada e relevada, branca com decoração policroma estampada de flores e folhas estilizadas. Apresenta forma cónica escalonada, rematada por pega esférica, a ouro, na parte superior, inflectindo para dentro junto à base. No fundo da base, carimbo, a verde, RS entre coroa de louros e coroado por estrela de cinco pontas – Tillowitz e EPOS cingindo um globo quadriculado.
Data: c. 1926-30
Dimensões: Alt. 14 cm x 12 cm


A combinação dos dois carimbos RS Tillowitz e EPOS, a verde, que aparecem nesta caixa, encontra-se, sobretudo, em produtos destinados a serem comercializados no mercado europeu. O carimbo «EPOS» aparece aplicado entre 1926 (ou 1928, conforme as fontes) -1945 como símbolo de porcelana de qualidade da Alta Silésia.


A fábrica de porcelana terá sido fundada em 1869, em Suhl (Turíngia), por Reinhold Schlegelmilch. Seus dois filhos deram continuidade à tradição da família, permanecendo um, Erhard Schlegelmilch na empresa-mãe, e outro, Eckhard Schlegelmilch, abriu, em 1894, uma filial em Tillowitz (actual Tułowice), onde desde inícios do século XIX já existia uma fábrica de cerâmica. Construída com o apoio financeiro de seu pai, a nova fábrica ficou registada como um ramo da empresa familiar. Até 1916 ambas produziram peças com a mesma marca, não se diferenciando, portanto. Neste ano, a fábrica de Suhl foi encerrada, e a denominação «Reinhold Schlegelmilch Porzellanfabrik Tillowitz» manteve-se até ao final da II Guerra Mundial. Nacionalizada pelo estado polaco em 1946, acabaria por ser privatizada em 1995 sob a denominação de Fabryka Porcelitu Tułowice SA. A partir de 2011 especializa-se em louça sanitária e outras cerâmicas para a construção civil, incluindo azulejos.


Aproveitamos para desejar aos nossos leitores:

4 comentários:

analima disse...

Obrigada. Boas Festas também para vós.

AM-JMV disse...

Parafraseando um amigo, que em 2013 se cumpra tudo aquilo que desejaste para ti e para o governo.
Beijinhos

alvaro disse...

Boas Festas e obrigado por nos presentearem com o vosso blog sempre com novidades e informações preciosas!!!

Grande Abraço

Álvaro

AM-JMV disse...

Caro Álvaro,
Que 2013 te traga tudo o que desejares e que continues a seguir este nosso blogue com o mesmo agrado.
Abraços