domingo, 23 de setembro de 2012

Serviço de café art déco – Vista Alegre



Serviço de café de porcelana moldada, de cor branca decorado por filetes encarnados e a ouro. O modelo, dentro das linhas modernistas da art déco, de inspiração Bauhaus, é certamente alemão, como se pode ver em exemplar vendido, no caso um serviço de chá, na Elements Gallery, em Telaviv, cuja fotografia mostramos. No fundo da base, carimbo verde «V.A. Portugal» (Marca 31: 1924-1947), comum a todas as peças. Acresce na cafeteira, leiteira e açucareiro o nº 1,  a ouro, pintado à mão e, nas duas primeiras, inciso na pasta, também à mão, «lib»(?). A leiteira porta ainda «FB10» a ouro, pintado à mão. Nos pires o carimbo da fábrica é acrescido de «4-4» estampado na pasta.
Data: c.1935
Dimensões: Várias






A Vista Alegre atribuiu a (estranha) designação formato «Samuel c/ carapeta alta» a este modelo germânico, conforme catálogo de serviços «Porcelanas Portuguesas Vista Alegre. Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, Lda», posterior a 1947.

9 comentários:

Sandra Pena disse...

Parece um conjunto moldado ao vento, com linhas tão sinuosas. Adorei e obrigada pela partilha do site indicado onde se pode ter acesso a tantas imagens e informações.
Partilho algumas imagens vossas no Facebook mas sempre com indicação do blog, espero que não se importem. :-)
Existem vários fãs!!

Anónimo disse...

Descobri o vosso blog há poucas semanas e fiquei fã de tanta beleza, obrigada! Ficarei atenta; é um tema que pode vir a interessar-me.
Cpts.
Graça

AM-JMV disse...

Cara Graça,

Nós é que agradecemos o seu interesse pelo nosso blogue. Espero que continue a agradar-lhe e a voltar sempre que possível e, já agora, que vá partilhando opiniões connosco. Muito obrigado.
Cumprimentos

AM-JMV disse...

Cara Sandra,
Obrigado por ser uma seguidora tão atenta do nosso blogue. Claro que não nos importamos que partilhe imagens. Assim faz com que consigamos chegar a mais pessoas que, eventualmente, se interessem por estas coisas da cerâmica do século XX e que de outro modo não nos visitariam. Só lamentamos ter tão poucos interlocutores ...
Bem haja.

Luiz disse...

Gostei do blog e desse jogo em especial. Gostaria de saber se há referencia desse jogo com outro tipo de acabamento, como apenas branco e prata, qual a época da fabricação e qual a faixa de preço.
Desde já, agradeço!

AM-JMV disse...

Caro Luiz,
Existe este modelo com outras decorações, evidentemente. Não conhecemos a versão a branco e prata. A marca deste que apresentamos vai de 1924 a 1947, mas o modelo é posterior a 1930, daí o termos datado de cerca de 1935. Se quiser que datemos a sua peça teríamos de ver a marca. Se quiser enviar uma imagem, sinta-se à vontade para o fazer. Quanto a preços, não fazemos avaliações. Somos apenas coleccionadores por paixão.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Tenho um serviço igual a este ultimo,mas com outra cor.É beje com filetes em dourado.Graciete

AM-JMV disse...

Cara Graciete,
Deve ser bem bonito com essa decoração. Obrigado pela visita.
Cumprimentos

Bete disse...

Muito interessante este blog. Estava procurando sobre as porcelanas feitas pelo Malevich e Nicolai Suetin, no sec. XX. Maneira que eles encontraram para continuar com sua arte suprematista e aí apareceu seu blog. Embora não seja dos artistas que pesquisava, também são interessantes.