quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Jarra com escorridos Angélico – Caldas da Rainha


Jarra bojuda de barro vermelho modelado à roda (?), de forma bulbosa, vidrado de escorridos com sobreposição de diferentes tons de terra (dos ocres mais claros aos castanhos mais escuros). No fundo da base, impresso na pasta, carimbo ANGELICO - CALDAS DA RAINHA.
Data: c. 1930
Dimensões: Alt. c. 17 cm


Estamos em crer que se trata de uma peça de Afonso Duarte Angélico (1912-1977) ou, pelo menos, da pequena oficina artesanal que herdara de seu pai João Duarte Angélico (1878-1926), nas Caldas da Rainha.

Afonso Duarte foi aluno da Escola Industrial e Comercial Rafael Bordalo Pinheiro, na sua vila natal. Aquando da morte do pai, em 1926, Afonso Duarte, então com 14 anos, juntamente com sua mãe Olinda, dá continuidade à laboração da unidade fabril familiar.
A jarra que hoje apresentamos denota a influência das peças com escorridos tradicionais que as fábricas das Caldas vinham fazendo desde o século anterior, e que vão ser recuperados na paleta cromática dos tons de terra nos anos 30. Daí a nossa datação aproximada. A ela não será também alheia a influência da Fábrica Rafael Bordalo Pinheiro que à época estava também a produzir uma série de peças, sobretudo jarras, com escorridos muito semelhantes. Teremos oportunidade de mostrar algumas da dita fábrica e de outras produções caldenses.

A forma insere-se no contexto art déco de feição modernista, de linhas depuradas, e os escorridos seguem a tendência do momento da produção local mas também internacional, sobretudo alemã. Veja-se o exemplo da jarra da esférica da Villeroy & Boch - Luxemburg, de cerca de 1930, que encontrámos na net e que reproduzimos.

Sem comentários: