sábado, 22 de setembro de 2012

Jarra Arte Nova “Dedaleiras” - Royal Copenhagen




Jarra ao gosto Arte Nova japonizante, de porcelana moldada, pintada, em tons pastel, com dedaleiras em flor, brancas e folhagem verde acinzentada, sobre fundo cinzento azulado, numa única face. No fundo da base, carimbo verde, com coroa, da "Royal Copenhagen”, e, pintados à mão, também a verde, nºs 755 (decor) e 232 (forma/modelo). Pintado à mão, a azul, três ondas e nº 94 (do pintor). Inscrito na pasta, 232 CL.
Data: c. 1900 (Marca c. 1889 – 1922)
Dimensões: alt c. 23 cm

O modelo, criado em 1899, é da autoria de Arnold Krog, o mesmo criador da peça da Royal Copenhagen anteriormente apresentada.

2 comentários:

Maria Andrade disse...

Caros AM-JMV,
Quando abri este post, tive um sobressalto por ver aqui a minha jarra Royal Copenhagen :)
Afinal a vossa é mais esguia do que a minha e o motivo floral também não é o mesmo. A minha jarra tem um ramo de flor de cerejeira ou amendoeira e uma borboleta. Pela marca é mais recente do que esta, mas estes tons azul e cinza da Royal Copenhagen são belíssimos e inconfundíveis.
Entretanto apercebi-me de que já tinham outro post com uma jarra destas, mas não o tinha visto.
Belas peças!
Um abraço

AM-JMV disse...

Olá Maria.
Que bom ter gostado! A Royal Copenhagen produz, sem dúvida belas peças que, pela harmonia, qualidade plástica e excelência dos decoradores e pintores se tornaram atemporais, nunca tendo decaído no gosto desde a sua criação. Se pudessemos tínhamos uma colecção completa. :)
Bjs