segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Gazela art déco (reedição) e a escultura animalista em Sacavém



Embora atribuamos esta figura de gazela a uma reedição, de cerca de 1980, de um modelo art déco da Fábrica de Loiça de Sacavém (FLS), dadas as características da pasta e do vidrado, não temos a certeza absoluta de que assim seja. Trata-se de uma peça de grés (?) moldada, em forma de gazela de pé sobre rochedo geometrizado e simétrico, escalonado em três degraus, com vidrado castanho de meio-brilho. No fundo da base, carimbo impresso 387 (?), e inscrito à mão, na pasta, NL/28 (?), NG/13 e 8/FT.
Data: 1930-35 (reedição de c. 1980)
Dimensões: Alt. 25cm x comp. c. 16cm x larg. 8,3 cm


Apesar de muita da produção escultórica, e não só, da FLS continuar sem autoria atribuída, nos últimos tempos tem-se avançado com algumas descobertas importantes.

No caso particular da escultura animalista produzida nessa unidade fabril, temos vindo a ver ao longo dos vários posts sobre a temática, que ela é influenciada, sobretudo, pela produção inglesa. Para além das produções próprias de Donald Gilbert, criadas, tanto quanto pudemos apurar até à data, em exclusivo para a FLS, também outros escultores trabalhando no Reino Unido viram as suas peças produzidas por esta fábrica. Já aqui mostrámos um urso polar, esculpido pelo norueguês Erling B. Olsen (1903-1992), para a fábrica inglesa Spode Copeland, e um bisonte criado pelo escultor inglês John R. Skeaping (1901-1980) para a Wedgwood. Referimos então as adaptações feitas pela FLS ao desenho original.

Ora, graças às imagens de arquivo disponibilizadas pelo Museu de Cerâmica de Sacavém - Centro de Documentação Manuel Joaquim Afonso (MCS-CDMJA), cuja colaboração mais uma vez agradecemos, que cruzámos com outras fontes, concluímos que as criações de Skeaping ganham alguma expressão no universo da estatuária decorativa animalista de Sacavém, que, não sendo pequeno, não deixa de ser limitado.
São também deste escultor um tigre com presa, cuja fotografia retirámos de MAFLS, ou um antílope que só conhecemos pela fotografia, ambos aqui reproduzidos. Todavia, como a última só é conhecida por imagem de arquivo, não podemos afirmar que tenha sido produzida.


Caso se confirme o fabrico do antílope, das dez figuras de animais criadas por Skeaping em 1926 e que a fábrica de Wedgwood produziu a partir do ano seguinte, ficamos agora a saber que pelo menos três terão sido reproduzidos pela FLS.

De duas outras peças já apresentadas, aventámos a possibilidade da grande corça saltando ser de um dito «Cerboni» que, a avaliar pelo nome, não será português. A excepção de origem nacional parece ser o peixe cubista, concebido pelo desconhecido “Pintor Reis”.
Mantém-se, porém, a incógnita quanto às autorias da extraordinária figura de peixe meia-lua, do grupo escultórico com dois peixes, do elefante e do pelicano caricaturais, do tinteiro com mocho, que não temos e cujas fotografias aqui exibimos, da corça pequena também já mostrada ou da gazela de hoje, e de outras que possuímos e que haveremos de postar. Em nossa opinião, serão, em princípio, importações estrangeiras.


10 comentários:

Paulo Varanda disse...

Não deve ser fácil chegar a uma conclusão sobre estas peças. Eu tenho uma gazela como esta, prateada com o carimbo de Sacavém na base, a inscrição made in Portugal e o nº 187. Tenho certeza que é anterior a 1980. Em relação à escultura animalista de Sacavém já vi várias peças. iguais a muitas aqui descritas, todas em branca e sem qualquer marac ou carimbo na base. Continuo a aprender convosco e a tentar ensinar os meus filhos. Bem hajam

AM-JMV disse...

Obrigado Paulo por esse esclarecimento. Assim confirma-se que este modelo é, sem dúvida, Sacavém. Quanto ao seu exemplar, pelas características descritas, não há dúvidas que é muito anterior a 1980. É quase de certeza dos anos 30-40. Parabéns por possuir especímen tão raro. :)
Cumprimentos

MAFLS disse...

Boa noite, caríssimos.

Aproveito para confirmar o número de catálogo referido por Paulo Varanda – 187.

Esse mesmo número consta também de um exemplar em grés, com vidrado mate castanho, escorrido, do acervo do MCS que foi exibido nos EUA em 2005.

Nesse exemplar, contudo, as marcas impressas na pasta são LT 12 4 TA.

O número 187 da tabela de 1945 regista uma " Côrsa do n. 1".

Saudações!

AM-JMV disse...

Boa noite MAFLS.
É assim, graças às diferentes achegas, que se traça o perfil de uma peça. Muito obrigado.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Boa noite, gosto de "bisbilhotar" tudo sobre Sacavém e fiquei admirado com o que li sobre o vosso comentário à figura da gazela. Foram produzidos apenas 3 exemplares? Então eu e o Paulo V. estamos de parabéns! Tenho uma figura como esta, mas em tom pérola e também marcada. Continuação de bom trabalho, Hector Castro

AM-JMV disse...

Caro Hector Castro,
Em primeiro lugar, bem-vindo ao nosso blogue. Em relação aos dez animais concebidos por Skeaping, em 1926, até à data o que podemos dizer, com toda a certeza, é que dois deles (leão e bisonte) foram também editados por Sacavém. Em relação à gazela criada por este escultor, a única coisa que conhecemos é a fotografia que está no arquivo da Fábrica e que publicámos acompanhada do desenho original. Não podemos afirmar, por enquanto, se foi ou não por cá produzida. Com os votos de que continue a acompanhar este nosso blogue em 2013, desejamos-lhe um BOM ANO.
Cumprimentos

Anónimo disse...

BOA TARDE!AQUI RIO E JANEIRO/BRASIL.TENHO ENTRE MINHAS PEÇAS O PEIXE SACAVEN MEIA LUA BEM COMO O GRANDE PEIZE LEJAN FRANCES....VEJO UMA FORTE SEMELHANÇA ENTRE AS DUAS PEÇAS.SERÁ POSSIVEL QUE DESINERS FRANCESES TERIAM NO PERIODO ART DECO FEITO TRABALHOS EM PORTUGAL!

AM-JMV disse...

Caro anónimo do Rio de Janeiro(cremos que se trate de José Augusto Bicalho, certo?),
Deixa-nos com uma certa inveja o ser possuidor de um exemplar do peixe-lua de Sacavém, pois gostaríamos muito de ter um na nossa colecção. Quanto às semelhanças de que fala, confessamos não partilhar da mesma opinião, embora ambas as estilizações sejam art déco. Se ler outros posts nossos dedicados a Lejan, verificará que esse enigmático (ou não) escultor-ceramista fez trabalhos para a Vista Alegre. Mas não trabalhou para Sacavém, mais influenciada pelas produções inglesa e alemã. Muito obrigado pelo seu comentário e volte sempre.
BOM ANO 2013
Cumprimentos

Anónimo disse...

Caros AM-JMV, diz que "não podemos afirmar por enquanto...". Posso garantir, com toda a segurança, que Sacavém também produziu a figura da Gazela. Se quiserem ver peça e marca, estejam à vontade. Bom 2013 também para vós, Hector

AM-JMV disse...

Caro Hector,
Claro que gostaríamos muito de conhecer a peça. Podemos confirmar, então, que foi produzida pela FLS. :)
Obrigado